GOVERNO AUTORIZA LEILÕES DE PETRÓLEO E GÁS EM 2018 E 2019
Alheio à crise política, o governo deu prosseguimento nesta quarta-feira (24) ao plano de estabelecer um calendário de leilões de blocos de petróleo e gás no Brasil. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a realização da 15ª e da 16ª rodadas de licitação e também das 4ª e a 5ª rodadas de licitações de blocos do pré-sal, nos anos de 2018 e 2019.
Segundo a determinação do conselho, a 15ª rodada vai ofertar blocos nas bacias marítimas da Foz do Amazonas, do Ceará e Potiguar; de águas ultraprofundas fora do Polígono do pré-sal das bacias de Campos e de Santos; das bacias terrestres do Paraná e do Parnaíba; e blocos de todos os setores terrestres das Bacias Maduras de Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo.
Na 16ª rodada, o CNPE disse que devem ser selecionados blocos das bacias de Camamu-Almada e Jacuípe; de águas ultraprofundas fora do Polígono do pré-sal das bacias de Campos e de Santos; das bacias terrestres do Solimões e Parecis; e blocos de todos os setores terrestres das Bacias Maduras de Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo.
Em relação a 4ª rodada do pré-sal, o CNPE determinou a avaliação dos parâmetros dos prospectos de Saturno, Três Marias e Uirapuru, na Bacia de Santos, e de blocos na Bacia de Campos. Quanto a 5ª rodada, entrarão em avaliação os parâmetros dos prospectos de Aram, Sudeste de Lula, Sul e Sudoeste de Júpiter e Bumerangue, na Bacia de Santos.
Por fim, o colegiado autorizou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a vender áreas com acumulações marginais de petróleo e gás natural na 5ª e 6ª rodadas de licitações de Campos Marginais, em 2018 e 2019, respectivamente.
[…] Fonte: GOVERNO AUTORIZA LEILÕES DE PETRÓLEO E GÁS EM 2018 E 2019 | PetroNotícias […]
Os leilões serão sempre salutares, com as regras bem estabelecidas. Nesses, o processo é mais democrático, pois os que compram, investem desde o início e não têm a vantagem de adquirir ativos de desenvolvimento e de produção por preço de banana, como vem ocorrendo com as vendas feitas pela Petrobras. Como nos leilões nas áreas do pré-sal, sempre de menor risco face ao sistema petrolífero existente, a Petrobras tem preferencia de ter 30% e de ser operadora dos ativos em regime da partilha, ela, se fosse gerida de fato, exerceria sempre o direito, pois como nenhuma outra companhia sabe onde… Read more »
Acabo de ler no site ADVN “Após análise técnica, a Petrobras (BOV:PETR4) concluiu por exercer o direito de preferência nas áreas, unitizável adjacente ao campo de Sapinhoá, Peroba e Alto de Cabo Frio Central, com o percentual mínimo de 30% em cada área. O valor correspondente ao bônus de assinatura a ser pago pela companhia é de R$ 810 milhões…”. Óbvio que assim é colimado o prévio crime de não investir em Carcará Norte, apenas para não reconhecer a burrice dos grades “gestores” Pullen Parente, Solange Guedes e demais, do grande séquito, de vender a área de Carcará por preço… Read more »