faixa - nao remover

GOVERNO AUTORIZA PETROBRÁS A NEGOCIAR COM NOVOS INVESTIDORES PARA ACELERAR O REFINO

O governo federal deu sinal verde para que a Petrobrás retome negociações com empresas estrangeiras para a construção de refinarias do Brasil. A autorização se deve ao atraso no cronograma das quatro principais refinarias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Comperj, Abreu e Lima, Premium I e Premium II. O aval governamental foi dado logo após a estatal anunciar seu plano de investimentos 2012 – 2016.

Diversas empresas chinesas, como a Sinopec, já manifestaram interesse em investir em refinarias brasileiras e manter parceria com a Petrobrás. Segundo o diretor-geral da Câmara Brasil – China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), Tang Wei, o mercado de petróleo brasileiro interessa muito às empresas chinesas por uma necessidade da China pelo setor. Já PDVSA, petrolífera estatal venezuelana, é sócia da Petrobrás na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

A necessidade da ampliação dos prazos para refino, porém, podem refletir na necessidade de uma importação muito alta de derivados do petróleo no futuro. Segundo cálculo feito pela própria Petrobrás, caso não sejam construídas as quatro novas usinas de refino do PAC, a estatal necessitaria importar, em 2020, 40% dos derivados do petróleo consumidos no país.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
caio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
caio
Visitante
caio

Ou seja,

2014 vai ter monte de desempregado, porque os chineses estarão tomando conta das nossas futuras responsabilidades.

Acredito que até para mão de obra braçal eles trarão gente de fora.