faixa - nao remover

GOVERNO AVALIA A POSSIBILIDADE DE FAZER MAIS UM LEILÃO DE ENERGIA NO FIM DO ANO

tolmasquimO presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim (foto), afirmou que participará de uma reunião no Ministério de Minas e Energia para analisar a possibilidade de se realizar um leilão para cobrir a necessidade de energia causada pela descontratação de cerca de 4,5 GW de distribuidoras. O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que a análise levará em consideração, entre outros fatores, a possibilidade de entrega de energia por usinas com renovação de concessões. “Na verdade, temos 4,7 GW médios. É muito. Só tem que ver como fazer”.

Para Tolmasquim, a avaliação vai depender da decisão das distribuidoras. Ele afirmou que a concessionária tem que fazer a previsão da carga para o leilão possa ser realizado, mas fica na dúvida por causa das cotas das usinas que vão renovar a concessão. “Então, tem um elemento de incerteza para saber como viabilizar o leilão. Eu diria que [fazer o leilão] é uma tendência, mas não está decidido. Só se a gente tiver um problema muito grande é que a gente não vai fazer”, completou.

O presidente da EPE adiantou que se o certame ocorrer, deve ser no fim do ano. “A gente vai sentar. Tem uma reunião marcada para começar a discussão. É no ministério, não sei se amanhã (25) ou depois de amanhã (26)”, comentou, acrescentando que não será uma reunião decisiva.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of