GOVERNO CONFIRMA PREVISÃO DE ADIAMENTO DA 13ª RODADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE
Como grande parte da indústria de óleo e gás previa, o governo decidiu adiar a 13ª rodada de leilões para o segundo semestre. Antes previsto para os primeiros seis meses do ano, o certame foi assunto na reunião entre a presidente Dilma Roussef e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), que confirmou o adiamento em encontro com a imprensa logo após a conversa com Dilma. O mês de março, segundo o ministro, servirá para que o governo defina as áreas que farão parte do estudo para os leilões.
“Estamos acompanhando as informações sobre essa rodada de leilão. Ela já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e, ao longo de março, serão definidas as áreas incluídas no estudo. A previsão é que o leilão ocorra no segundo semestre”, afirmou Braga.
Ainda de acordo com o ministro, a Petrobrás não terá a obrigação de participar dos certames, uma vez que a rodada “não será voltada para atender a ela”. Braga defendeu os leilões como fundamentais para evitar uma paralisação da indústria, além de rechaçar a possibilidade de que os desinvestimentos divulgados pela estatal tenham origem na crise da empresa. “A Petrobrás colocou como desinvestimento o que já estava sendo planejado”, disse.
O Ministro Braga defendeu os leilões como fundamentais para evitar uma paralisação da indústria. Tese correta, mas ação ineficaz, já que o grave quadro da indústria só ficará ainda mais deteriorado com o adiamento da 13a Rodada, aumentando a perda de postos de trabalho e renda. O CNPE deve incluir a Bacia do Jacuípe na 13a Rodada, para compensar todos estes atrasos e aumentar a atratividade.
O Ministro tem razãop quando defende os leilões como fundamentais para se evitar a (maior) paralização da indústria de óleo e gás no Brasil que vem perdendo força devido a fatores externos (queda do preço no mercado internaciopnal), como também problemas internos (crise na Petrobras e a paralização do governo). O que não se entende é a postergação da 13 rodada, sabendo-se da importancia da mesma para o País, com baixo crescimento. Inadimissível.
A realização da 13a. Rodada é necessária e Urgente. Adiar me parece um erro. Em que pese a crise atual, o México já iniciou o processo de “data rooms” se preparando para a sua primeira rodada “offshore” (revista JPT de janeiro de 2015, página 17) envolvendo empresas estrangeiras. Além disso não se entende o porque da ANP até agora não ter incluído a bacia do rio Jacuipe em suas licitações, haja visto a descoberta na área de Farfan, estado de Sergipe de grandes reservas de petróleo. A bacia SE-AL é uma continuação da do rio Jacuipe.