GOVERNO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA AVALIAR RETOMADA DE ANGRA 3 | Petronotícias




faixa - nao remover

GOVERNO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA AVALIAR RETOMADA DE ANGRA 3

usina angra 3O governo federal está se movimentando para dar prosseguimento às obras da usina nuclear de Angra 3. Nesta quarta-feira (18), o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) criou um grupo de trabalho que fará estudos, análises e apresentará propostas de novo valor para o preço da energia a ser gerada pela usina. A partir de agora, a equipe vai se reunir a cada 15 dias para dar andamento aos trabalhos. Devem compor a mesa de discussões alguns técnicos e especialistas convidados para contribuírem no debate da retomada do projeto, paralisado desde 2015. A informação consta na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O grupo de trabalho terá o prazo de dois meses, a partir de hoje, para finalizar suas atividades e apresentar um relatório final ao CNPE, com propostas que viabilizem o prosseguimento do empreendimento. Mas há ainda a chance do prazo ser prorrogado caso a equipe precise de mais tempo para elaborar soluções e proposições. O grupo será formado por membros do ministérios de Minas e Energia, Fazenda, Planejamento, além de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, da Eletróbras, da Eletronuclear, da Empresa de Pesquisa Energética e da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos.

Recentemente, o governo tem feito acenos de que pretende prosseguir com as obras de Angra 3. Prova disso é a recente visita do ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, à central nuclear. No encontro, ele conheceu as operações de Angra 2 e  incluiu uma visita ao canteiro de obras de Angra 3 e a um dos almoxarifados onde estão armazenados equipamentos da unidade em construção. O ministro foi recebido pelo Presidente da Eletronuclear, Leonam Guimaraes, e considerou importante conhecer de perto as instalações:  “Foi muito produtivo. Não só por conhecer a tecnologia das usinas nucleares brasileiras, como também para entender todo o problema que envolve Angra 3. Saio convencido de que o empreendimento é muito importante para a sociedade e ainda mais motivado para encontrar soluções que permitam retomá-lo o mais breve possível”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of