GOVERNO CRIA PLANO PARA APROVEITAR GÁS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Com o objetivo de dar maior competitividade ao gás brasileiro produzido em terra, que, devido a falta de gasodutos no país, tem seu potencial atual desperdiçado, a presidente Dilma Rousseff estabeleceu que o governo supra essa carência mediante o uso da rede de transmissão elétrica. Segundo reportagem de Sabrina Valle Fernanda Nunes, em O Estado de S. Paulo, a ideia do governo, com apoio da Petrobrás, é utilizar a rede de linhas de transmissão para escoar a energia elétrica feita a partir do gás nas termoelétricas.
A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, disse que a agência vai mapear as linhas de transmissão do país e apresentar o estudo ao mercado antes do leilão de áreas focado na exploração de gás em terra,em outubro. Osuperintendente de Planejamento, Pesquisa e Estatística da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Elias Ramos de Souza, afirmou que esse modelo é mais barato que o de gasodutos, que são mais viáveis para grandes volumes.
A presidente da Petrobrás, Graça Foster, falou sobre um programa, montado pela empresa, de produção de gás onshore (Prongás) com uma equipe dedicada a estudar o potencial de gás das bacias brasileiras. Segundo a presidente, o objetivo do gás em terra é a geração de energia elétrica na boca do poço, injetando elétrons nas linhas de transmissão sem precisar de gasodutos.
Deixe seu comentário