GOVERNO DA BAHIA APRESENTA NOVO ARRANJO DO PROJETO PORTO SUL À INVESTIDORES
Foi apresentado na última segunda-feira (21) pelo secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, o novo arranjo do Porto Sul. A apresentação, destinada aos investidores do projeto, contou com uma nova visão institucional do empreendimento, que visa aumentar a participação do estado da Bahia no setor de exportação de cargas e minério. O investimento necessário para a construção do porto, que irá gerar cerca de 2,5 mil empregos, será de R$ 2,6 bilhões.
O projeto inclui a construção de um porto na cidade de Ilhéus, com capacidade de exportar até 75 milhões de toneladas de minério anuais. O Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL), projeto ferroviário que ligará a cidade de Figueirópolis no Tocantins ao Porto Sulem Ilhéus. Commais de 1.500 km de extensão e passando por 32 municípios, a obra, que deve custar quase R$ 7,5 bilhões, será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Até o dia 30, as 13 empresas catalogadas na Secretaria de Indústria e Comércio (SICM) manifestarão sua decisão sobre a participação no projeto, seja como investidores ou usuários. Segundo Rui Costa, a partir daí, o governo definirá o marco institucional e financeiro do porto, e apresentará o novo arranjo a outros donos de carga, já com os parâmetros definidos pelo governo do estado.
O nível de detalhamento dos estudos realizados durante o pré-projeto e projeto do porto deve garantir a concessão de licenças ambientais sem atrasos, de acordo com Rui Costa. O secretário ainda disse que estes estudos irão possibilitar uma implantação do porto em ritmo acelerado, para que a produção seja iniciada em tempo recorde.
Deixe seu comentário