GOVERNO DA BULGÁRIA PLANEJA VENDER REATOR NUCLEAR
O governo da Bulgária já considera a possibilidade de vender um reator nuclear fabricado pela empresa russa Atomstroyexport. O primeiro-ministro do país, Boyko Borissov (foto), disse no início desta semana que esta é a melhor alternativa para a nação, após a decisão judicial que determinou o pagamento de 550 milhões de euros de indenização para a companhia da Rússia.
O reator foi encomendado para a usina de Belene, na Bulgária, projeto que acabou sendo encerrado antes de sua conclusão, em 2012. A Atomstroyexport tinha exigido, inicialmente, uma compensação financeira de 1,2 bilhões de euros. A encomenda envolvia a fabricação de dois reatores de 1.000 MW – um deles não chegou a ser construído.
O governo da Bulgária estudava duas opções. A primeira era a venda do reator e a segunda seria retomar o projeto da usina nuclear. No entanto, a ministra de energia do país, Temenuzhka Petkova, disse que adquirir um reator da Rússia num momento em que Moscou sofre sanções – por causa do imbróglio com a Ucrânia – pode causar problemas para a Bulgária. A ministra destacou que há mercado para a compra do reator, como Irã e Índia.
Deixe seu comentário