GOVERNO DA PROVÍNCIA DE ONTARIO DECIDE EXPANDIR O NÚMERO DE USINAS NUCLEARES PARA SUPORTAR O SEU CRESCIMENTO
O governo da província de Ontário, no Canadá, anunciou que está iniciando o trabalho de desenvolvimento para construir até 4800 MWe de nova capacidade nuclear no local existente no território de Bruce Power, que seria a primeira construção nuclear em grande escala do Canadá em mais de 30 anos. A demanda de eletricidade em Ontário está aumentando pela primeira vez desde 2005, disse o governo. Já implementou um plano para atender à crescente demanda na década atual, mas o Operador Independente do Sistema de Eletricidade (IESO) de Ontário divulgou no ano passado um relatório prevendo que a província poderia precisar mais do que dobrar sua capacidade de geração de eletricidade dos atuais 42.000 MWe para 88.000 MWe até 2050. O relatório da IESO recomendou que Ontário começasse o trabalho de planejamento, localização e avaliação ambiental para ativos de longo prazo, incluindo energia nuclear, como uma ação para atingir as metas de descarbonização e aumentar a demanda de eletricidade impulsionada pelo forte crescimento econômico, eletrificação e crescimento populacional além 2030.
Os oito reatores Candu existentes em Bruce Power já produzem cerca de 30% da eletricidade de Ontário, e a empresa disse que o local tem espaço para “desenvolvimento e infraestrutura”. O presidente e CEO Mike Rencheck, disse que a energia nuclear tem sido a “espinha dorsal estável” do sistema elétrico de Ontário por décadas, e as atividades de planejamento e consulta a longo prazo determinarão como ela pode contribuir ainda mais para as metas de desenvolvimento econômico e de energia limpa de Ontário. As atividades de planejamento e consulta de longo prazo não afetarão o programa em andamento da empresa para garantir a operação do local até 2064.
O ministro da Energia, Todd Smith (foto principal), disse que a abordagem aberta para negócios de Ontário levou a investimentos sem precedentes em toda a província. “Com nosso plano já em vigor para atender à demanda nesta década, estamos iniciando o trabalho de pré-desenvolvimento para identificar opções de geração futura, incluindo energia nuclear confiável, acessível e limpa, que abastecerá nossa província no futuro”, declarou.
Dave Butters (foto à esquerda), presidente da Associação de Produtores de Energia de Ontário disse que o sistema elétrico de Ontário já é mais limpo do que o da Califórnia ou da Alemanha, e a instalação nuclear de Bruce Power foi fundamental para ajudar a eliminar o carvão e estabelecer a vantagem de energia limpa “O anúncio para identificar opções de geração futura para atender à crescente demanda de eletricidade cria uma tremenda opção para a província atender às nossas necessidades de energia futuras e apoiar nossa transição para net-zero”, afirmou.
Deixe seu comentário