faixa - nao remover

GOVERNO DA UCRÂNIA DIZ QUE O PAÍS SE TORNARÁ INDEPENDENTE DO GÁS DA RÚSSIA EM 10 ANOS

Arseniy-YatsenyukAinda sem acordo para o preço do gás importado dos russos, o primeiro-ministro Arseni Yatsenyuk (foto) disse que, nos próximos 10 anos, a Ucrânia diversificará suas fontes de abastecimento, pondo fim à dependência do gás russo. “Estamos trabalhando para sobreviver ao inverno. Em dez anos acredito que diversificaremos nossas fontes de fornecimento de gás e a Rússia deixará de chantagear a Ucrânia para sempre”, disse.

Yatsenyuk também lembrou que nos depósitos de gás da Ucrânia há cerca de 17 bilhões de metros cúbicos de gás. No entanto, ele acrescentou que, se deixar de importar da Rússia, o país terá de reduzir significativamente o volume de consumo, especialmente no setor químico e na indústria.

Dos 25 bilhões de metros cúbicos de gás que a Ucrânia comprava da Rússia, 15 bilhões continuam sendo fornecidos pelo lado ocidental, mas o primeiro-ministro disse que esse volume não é suficiente. A próxima rodada de negociações trilaterais entre os dois países e a União Europeia será realizada em Berlim no dia 26 de setembro.

Em junho, após o fracasso das negociações entre os dois países, a Rússia cortou os suprimentos de gás para a Ucrânia. A Gazprom afirmou, na época, que pretendia apelar ao tribunal arbitral de Estocolmo para cobrar a dívida referente ao pagamento do gás importado pelos ucranianos após o aumento de preço estabelecido por Moscou desde a queda do presidente ucraniano Viktor Yanukovytch, pró-Rússia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of