GOVERNO DE SÃO PAULO ESTUDA MEDIDAS PARA COMBATER ROUBO DE PETRÓLEO EM DUTOS
As secretarias de Segurança Pública e de Energia e Mineração do Estado de São Paulo criaram um grupo de trabalho para estudar medidas de prevenção contra furto de petróleo e derivados nos dutos da Petrobrás. As primeiras ações foram discutidas na primeira reunião da equipe, realizada recentemente.
Uma das iniciativas analisadas visa o treinamento, por parte da Petrobrás, de policiais civis e militares para que identifiquem a diferença entre o petróleo cru e o processado. Isso porque o petróleo cru não pode ser transportado por caminhões, apenas por dutos, o que configura infração. “Outro ponto identificado pelo grupo é o treinamento da polícia para a identificação de caminhões adaptados com mangueiras especiais, que realizam a subtração do combustível diretamente dos dutos”, afirmou o governo de São Paulo, em comunicado.
Também está prevista a participação da Petrobrás no trabalho junto aos promotores de Justiça para informar os tipos de roubos praticados, ajudando assim na aberturas de inquéritos e investigações. “A parceria será direcionada a combater o crime e a prevenção de desastres ambientais que a extração ilegal de petróleo, gás e derivados pode causar, com a ajuda de investigação e inteligência policial e dos órgãos colaboradores”, explicou o subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria Estadual de Energia e Mineração, Dirceu Abrahão.
Deixe seu comentário