faixa - nao remover

GOVERNO DEVE COMEÇAR CONSULTA PÚBLICA SOBRE LEILÃO DE RESERVA DE CAPACIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS

54684956873_77eeedd77f_wO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta segunda-feira (28) que a consulta pública para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCap) deverá ser aberta nos próximos dias. A ideia é que o certame, previsto inicialmente para este ano, seja realizado em 2026. A fala aconteceu durante a cerimônia de inauguração da UTE GNA II, no Rio de Janeiro.

Ele destacou ainda que as usinas movidas a gás natural serão fundamentais para o bom desempenho da rede elétrica. “Nos próximos dias faremos consulta pública do leilão de capacidade de 2026. Obviamente, energia térmica a gás será um dos produtos. O gás é imprescindível para robustecer o sistema elétrico, é a alternativa de baixa emissão de carbono para geração térmica e para continuar fazendo do Brasil o líder da transição energética global”, afirmou.

O LRCap foi cancelado em abril após disputas judiciais entre os setores de gás natural e biocombustíveis. As divergências envolveram questões como o Custo Variável Unitário (CVU) máximo e o critério de flexibilidade — o chamado fator “a” — no cálculo da disponibilidade de potência das termelétricas. A expectativa é que, após a fase de consulta, uma nova data para o leilão seja definida.

Silveira também comentou sobre a interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), prevista para ser concluída até novembro de 2025, com a finalização das obras entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR). “É a realização de um sonho. Com a conclusão das obras de união entre Manaus e Boa Vista, interligamos, em novembro de 2025, o último Estado que faltava. Isso trará reforço na oferta, com mais energia na América do Sul, trazendo energia, inclusive, da Venezuela”, declarou o ministro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of