GOVERNO DIZ QUE MANTERÁ CHESF NO LEILÃO DA ELETROBRÁS, MESMO COM CRÍTICAS FEITAS POR GOVERNADORES DO NORDESTE
Apesar dos apelos feitos por governadores de nove estados do Nordeste, que divulgaram uma carta criticando as privatizações propostas pelo governo Temer, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, descartou a possibilidade de excluir a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) ou outra subsidiária do processo de venda da Eletrobrás.
Coelho Filho também revelou que a modelagem da privatização da Eletrobras está bem avançada, com os trabalhos concluídos entre 70% e 80%. O ministro acrescentou que ainda existem pontos que precisam ser acertados entre os ministérios, mas a expectativa é de que aconteçam avanços significativos nesta semana.
Na carta enviada a Temer, os governadores nordestinos alegam que “a transferência para investidores privados do controle operacional das usinas do Sistema Eletrobras, particularmente daquelas geridas pela Chesf, condicionará por décadas todo projeto ou ação que demande água do Rio São Francisco“. Eles também acrescentam que “como todas essas usinas são movidas a água, o processo compromete previamente a vazão dos rios necessária à geração da energia contratada, ficando prejudicado qualquer outro uso atual ou futuro“.
Esta é uma questão de ação parlamentar suprapartidária, de interesse regional. Deputados e senadores nordestinos precisar estar unidos em defesa dos interesses do povo do Nordeste e manter a gestão do recurso crítico ÁGUA, sob controle da sociedade. O principal corpo hídrico que movimenta as usinas nordestinas é o Rio São Francisco, ora muito debilitado. O conflito pelo uso da água é antigo, porém sempre gerido buscando a solução de menor impacto para todos. Quantos empregos dependem diretamente da irrigação? Quantos empregos poderiam ser gerados com o retorno da navegação? Qual o ganho logístico que a economia do Nordeste poderia… Read more »
ELETROLÃO DA MÁFIA FIESP/PT/PMDB/DILMA/ AQUI COM ROMBO DE R$308 BILHÕES , o jovem ministro do PSB, que expulso, tem coragem. Bancada da CHESF não quer e nem da ELETRONORTE. ELETROSUL o mesmo para manter as negociatas.
ELETROLÃO DA MÁFIA FIESP/PT/PMDB/DILMA/ AQUI COM ROMBO DE R$308 BILHÕES > jovem ministro do PSB, que expulso, tem coragem. Bancada da CHESF não quer e nem da ELETRONORTE. ELETROSUL o mesmo para manter as negociatas.
Energia e água não são objeto de privatização nem nos países mais capitalistas do mundo. No Brasil do presidente Michel Temer, denunciado por corrupção, pela antes digna e agora detratora Polícia Federal, que o aponta como chefe de quadrilha que é, e seu jovem ministro, Coelho filho, herdeiro do Coelho pai, também denunciado por corrupção, de mesma matiz do presidente (sic.) resolvem, à revelia absoluta da opinião pública, vender a Eletrobras. Isso com as suas reles popularidades inferiores a 10%, e em nome do endeusado mercado, que pouco se importa com o bem estar da nação. Pergunto aos senhores como… Read more »