GOVERNO DO PARAGUAI ASSINA UM ACORDO PARA USO PACÍFICO DA ENERGIA NUCLEAR COM A ROSATOM
A Rússia e o Paraguai assinaram um acordo sobre cooperação para uso pacífico da energia nuclear. O documento foi assinado em Viena, durante a 61ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, por Alexey Likhachov, diretor-geral da Rosatom, e César Cardozo Román, ministro e secretário executivo da Agência Nacional de Radiologia e Controle Nuclear (Autoridad Reguladora Radiológica y Nuclear, ARRN) do Paraguai. A empresa nuclear russa disse que o acordo será um “ponto de partida para o diálogo ativo entre os dois países em energia nuclear e ajudará a iniciar a implementação prática de projetos específicos de cooperação”.
O documento constitui uma base jurídica para a cooperação entre os dois países sobre o uso pacífico da energia nuclear em uma ampla gama de áreas, incluindo: assistência na criação e melhoria da infraestrutura nuclear do Paraguai de acordo com as recomendações internacionais; controle de segurança nuclear e de radiação, supervisão da proteção física de materiais nucleares, fontes de radiação, materiais nucleares e pontos de armazenamento de materiais radioativos, bem como sistemas de contabilidade e controle para materiais nucleares, materiais radioativos e resíduos radioativos; pesquisa fundamental e aplicada sobre o uso pacífico da energia nuclear; produção de radionuclídeos e seu uso em setores de medicina, industrial e agrícola; cooperação no uso de tecnologias de radiação e medicina nuclear;treinamento, educação e reciclagem de especialistas em energia nuclear.
O acordo estipula a formação de equipes de força-tarefa conjuntas para projetos específicos e pesquisas científicas, bem como troca de peritos, workshops e conferências, assistência com treinamento e educação de pessoal científico e técnico, troca de informações científicas e técnicas e fornecimento de equipamentos, materiais, e componentes. O acordo segue um memorando de entendimento Rosatom e o ARRN assinado em 18 de outubro do ano passado. Este foi o primeiro documento relacionado aos usos pacíficos da energia nuclear a serem assinados entre os dois países.
O Paraguai não tem nenhuma ambição de energia nuclear, mas tem urânio. Em maio de 2015, a Uranium Energy Corporation, com sede em Texas, recebeu aprovação regulatória para avançar seu projeto de urânio no sudeste do Paraguai, desde a fase de exploração até seu potencial de mineração. O projeto Yuty tem medidas compatíveis. A mina – cerca de 200 km a sudeste de Assunção – está localizado dentro da Bacia do Paraná, que hospeda uma série de recursos conhecidos de urânio.
Deixe seu comentário