GOVERNO DO RJ LANÇA PROJETO PARA A PROMOÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, na última segunda-feira (11), o programa Rio Capital da Energia, que reúne diversos projetos do Estado para promoção de eficiência energética, somando R$ 500 milhões em investimentos. Algunsdestes projetos terão início durante a Rio+20, que começa na próxima quarta-feira.
O Rio Capital da Energia foi anunciado em evento no Palácio da Guanabara pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, e contou com presenças como a do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, do empresário Eike Batista e do Governador Sérgio Cabral, além de diversos empresários do setor de energia.
Em um encontro a portas fechadas ocorrido no mesmo dia do evento, os responsáveis detalharam o cronograma dos 35 primeiros projetos de eficiência energética, inovação tecnológica, redução de emissão de carbono e energia verde, que serão lançados pelo Rio Capital da Energia até 2015. Os projetos a serem lançados foram apresentados ao governo ao longo dos últimos nove meses por empresa, universidades, associações e entidades de classe.
Entre os diversos projetos existentes destacam-se o da MPX, empresa de Eike Batista, que envolve a geração de energia elétrica por meio de células combustíveis, e também um projeto desenvolvido em parceria entre a Ceg e a Petrobrás, que permite redução nas emissões de carbono na produção de GNV e diesel. O projeto deve reduzir 20% das emissões e 80% do material particulado do diesel.
Deixe seu comentário