GOVERNO DOS EUA FECHA ACORDO COM 41 EMPRESAS DE ENERGIA PARA REDUZIR EMISSÕES DE GÁS METANO
O governo americano está conseguindo mudar aos poucos a matriz energética do País, e deu um novo passo também em relação à poluição gerada com as empresas do setor, principalmente as voltadas a operações de gás natural. Foi assinado um acordo com 41 companhias para que reduzam voluntariamente as emissões de gases poluentes na atmosfera, de forma a ajudar no combate ao aquecimento global.
O programa em questão ganhou o título de Natural Gas STAR Methane Challenge Program e foi revelado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA durante o Forum Mundial de Metano, nesta semana, em Washington. Dentre as empresas que assinaram o documento, estão Duke Energy, Exelon, TransCanada, Xcel Energy e MidAmerican Energy.
O novo acordo vem a público logo após o fim do pior vazamento de gás metano na história dos EUA, após um acidente em uma armazém subterrâneo na Califórnia, que levou à evacuação de uma área ocupada por 6.400 famílias e emitiu uma quantidade de gases de efeito estufa equivalente às emissões de 500 mil carros durante um ano inteiro.
O presidente dos EUA, Barack Obama (foto), e o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, selaram um acordo no início de março com um propósito similar, quando se comprometeram a reduzir em 40% as emissões de gás metano dos setores de óleo e gás até 2022, de modo que o novo programa já é um avanço desses propósitos.
Deixe seu comentário