GOVERNO ESTÁ SENDO ESPREMIDO JUDICIALMENTE APÓS CRIAR IMPOSTO SOBRE EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO CRU | Petronotícias




faixa - nao remover

GOVERNO ESTÁ SENDO ESPREMIDO JUDICIALMENTE APÓS CRIAR IMPOSTO SOBRE EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO CRU

lulaNão vai ser nada fácil a vida do governo federal após editar uma medida provisória (MP 1.163/2023) que taxa a exportação de óleo cru em 9,2%. Desta vez, a resposta da indústria foi muito além das cartas e comunicados com críticas à medida. A questão agora tomou o caminho judicial, dando indícios de que a briga vai ser longa. As petroleiras Shell, Total, Equinor, Repsol e Petrogal entraram com um pedido de liminar na Justiça do Rio de Janeiro, contestando a cobrança do novo imposto.

Em um comunicado, a Shell disse que vê “com preocupação” a ideia de taxar as exportações de petróleo e teme que o imposto tragá efeitos financeiros sobre suas operações no Brasil. “A medida, que foi anunciada sem um diálogo significativo com a indústria, joga incerteza sobre novas decisões de investimentos, afetando a competitividade do Brasil no setor de exploração e produção – em que o Brasil tem um forte potencial geológico”, disse a companhia.

Em outra frente, o Partido Liberal (PL) apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a MP 1.163/2023. A legenda pede a suspensão imediata dos efeitos da criação do imposto, alegando que o governo criou um imposto novo com fins arrecadatórios, mas de forma escamoteada por uma taxação de natureza extrafiscal.

Ocorre que a criação do Imposto sobre a Exportação – IE sobre o petróleo através da MP 1.163/2023 ostenta finalidade exclusivamente arrecadatória, desvirtuando a finalidade constitucional do imposto extrafiscal e em manobra para esquivar, de forma vedada pela CRFB/88, a incidência do princípio constitucional da anterioridade tributária”, destaca um trecho da ação do PL.

O imposto sobre as exportações de óleo cru foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última semana. A cobrança do imposto de 9,2% sobre as exportações de óleo bruto será validade entre os meses de março a junho para ajudar a compensar a queda na arrecadação com a desoneração de combustíveis.

12
Deixe seu comentário

avatar
11 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
LeonardoErico Montenegro RodriguesReaperReaperChristi Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ROBERTO
Visitante
ROBERTO

E mais fácil para os incompetentes criar impostos do que criar soluções.

Márcio elias
Visitante
Márcio elias

Essa esquerda corrupta só quer mais e mais dinheiro ???

Evaldo
Visitante
Evaldo

Faz o L

Paulo
Visitante
Paulo

Esse é o governo do PT que só gosta de taxa quem produz para que eles arrebente com o país

Diana
Visitante
Diana

Esse governo só pensa em gastar, e deixa a conta para as empresas pagarem. Ninguém aguenta mais o peso dos impostos. A sociedade precisa que diminua essa carga tributária absuda, e não que aumente mais!

Emerson Santana de Almeida
Visitante
Emerson Santana de Almeida

LULALADRÃO E QUADRILHA!!

Erico Montenegro Rodrigues
Visitante
Erico Montenegro Rodrigues

Culpa do genocida!.

Christi
Visitante
Christi

Tadinha da Shell vai quebrar … Quem ganhou dinheiro na pandemia tem que pagar uma parte do prejuízo!!!

Reaper
Visitante
Reaper

Faz o L, e põe um jumento analfabeto pra comandar o Brasil.

Reaper
Visitante
Reaper

Faz o L e põe um jumento analfabeto para comanda o Brazil

Reaper
Visitante
Reaper

Faz o L e põe um jumento analfabeto para comanda o Brazil