faixa - nao remover

PETROBRÁS NEGA QUE GOVERNO ESTUDA ENTREGAR PARA ELA MAIS ÁREAS DO PRÉ-SAL

entorno-de-iaraO governo estuda entregar mais áreas do pré-sal sem licitação para Petrobrás, segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo. Estariam  no alvo as áreas próximas ao Entorno de Iara, na Bacia de Santos. Em nota oficial, a Petrobrás negou que esteja em tratativas com o Governo Federal para a exploração de novas áreas além das já comunicadas ao mercado em junho.

A ideia seria seguir o mesmo modelo adotado no fim do mês passado, quando o governo transferiu à estatal a produção das áreas Búzios, Florim, Nordeste de Tupi e Entorno de Iara, o que custará R$ 15 bilhões até 2018, sendo R$ 2 bilhões desembolsados neste ano. Para assumir essas áreas, a Petrobrás buscaria financiamentos com companhias e bancos de fomento chineses. Essas áreas que extrapolam os limites do Entorno de Iara estão com a União e não chegaram a ser incluídas em licitações da ANP.

Atualmente, estão em jogo duas modalidades de contratação das reservas do pré-sal: via licitação ou por contratação direta, em que a estatal ganha sem disputa a área sob a tutela do governo. Nos dois casos, a Petrobrás teria de dividir com a União o lucro com a venda do petróleo extraído. Como pela contratação direta não há concorrência, é possível elevar o valor do bônus de assinatura a ser pago pela área e eliminar a necessidade de operar com parceiros.

Ainda segundo a reportagem, um novo contrato de cessão onerosa, em que a Petrobrás é capitalizada pelo governo está descartado. A cessão onerosa foi utilizada uma única vez, em 2010, para que adquirisse o direito de produzir 5 bilhões de barris de óleo equivalente no pré-sal.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of