GOVERNO ESTUDA INSTALAR PAINÉIS SOLARES EM ESTACIONAMENTOS DE UNIVERSIDADES E ESCOLAS FEDERAIS
O governo pretende lançar um programa para construir coberturas nos estacionamentos das universidades federais permeadas por painéis solares, para reduzir o consumo elétrico das unidades e ampliar a geração de energia renovável no Brasil. O projeto é uma parceria do Ministério de Minas e Energia com o Ministério da Educação e foi anunciado pelo ministro Eduardo Braga (foto).
A ideia, que segue em linha com uma das metas do Brasil estabelecidas durante visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, de alcançar 10% de ganhos de eficiência elétrica no país em 2030, inclui ainda as escolas técnicas e os hospitais universitários, além de prever a criação de laboratórios e de cursos sobre a geração solar fotovoltaica, para formar técnicos capazes de atender à demanda crescente por instalações de geração solar distribuída.
“Todas as escolas técnicas do Iphan e do Pronatec estão sendo analisadas para que possamos colocar energia solar, e ter laboratórios técnicos para estudar a energia solar. Porque distribuir painéis solares de cabo a rabo no país e não ter técnico que possa dar a manutenção e operar, é colocar placas que não vão resolver”, afirmou o ministro.
O plano prevê ainda outras ações de eficiência energética que estão em estudo, como por exemplo a criação de um programa com recursos do próprio setor elétrico para financiar a modernização da iluminação pública em pequenos municípios brasileiros, com lâmpadas de LED e energizadas com energia solar fotovoltaica. Além disso, incentivos aos equipamentos de redes inteligentes – os Smart Grids –, e fomento à adoção de aquecimento solar térmico também fazem parte do plano em desenvolvimento.
Deixe seu comentário