GOVERNO ESTUDA LICITAR GASODUTOS EM 2012
A demanda por gás natural no Brasil deve quase dobrar até 2020, de acordo com estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa (EPE), e, em função das necessidades que irão surgir, o governo brasileiro está estudando uma nova expansão da malha de gasodutos do país.
A informação é do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, que discursou na abertura da Rio Pipeline 2011 e anunciou que os planos de poder público envolvem uma licitação para a construção de novos dutos, o que ainda deve ser definido após as pesquisas que a insituição está começando a fazer.
De acordo com Tolmasquim, as concessões serão feitas através de chamada pública, o que permitiria a todos terem acesso ao desenvolvimento da malha. “Abre-se para qualquer um poder usar o gasoduto e poder construí-lo também”, disse o presidente da EPE.
A pesquisa pedida pelo governo à instituição deve ser entregue em 2012, no início do ano, indicando ao Ministério de Minas e Energia (MME) as áreas de maior necessidade para realizar a expansão.
Hoje só a Petrobrás detém gasodutos no país, mas a partir de 2009, quando foi sancionada a Lei do Gás, abriu-se a possibilidade de outras empresas construírem seus próprios sitemas de escoamento e transporte da produção.
As estimativas para o consumo de gás, hoje avaliado em 58 milhões de metros cúbicos por dia, avaliam que até 2020 esse valor quase dobre, chegando a 114 mihlões de m³ por dia.
Deixe seu comentário