faixa - nao remover

CNPE REORGANIZARÁ RECURSOS PARA ESTIMULAR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Altino VenturaO Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou, nesta semana, a fixação de diretrizes de governo e a reorientação de recursos para o fortalecimento dos programas de eficiência energética e de Pesquisa e Desenvolvimento. A decisão foi tomada em reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), na qual também se estabeleceu a criação de novas câmaras técnicas voltadas para a elaboração de novas medidas e políticas de desenvolvimento.

A reorganização dos investimentos em eficiência energética busca reduzir, por meio de um consumo mais moderado, a necessidade de expansão da oferta de eletricidade. O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, presidiu o Conselho, que contou também com as presenças do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do Secretário de Energia de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles.

A reunião definiu o papel da primeira câmara técnica a ser criada nesse processo de fortalecimento. Ela deverá ser responsável pelo estudo dos programas e ações de eficiência energética e de Pesquisa e Desenvolvimento, que hoje apresenta recursos e diretrizes espalhados entre variadas empresas e órgãos. A câmara poderá ser criada antes do próximo encontro do CNPE, previsto para ocorrer em 8 de dezembro.

Em demonstração da necessidade de se reorientar as políticas de eficiência energética, Braga usou como exemplo o problema dos compressores de refrigeradores comerciais. Existe, atualmente, um total aproximado de 3 milhões de expositores refrigerados em estabelecimentos comerciais que consomem grandes quantidades de energia, e esse estoque é renovada a cada década. O ministro indicou que a redução desse consumo, por meio de medidas adotadas pelo governo, traria benefícios a curto prazo para a racionalização de energia no país.

De acordo com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura (foto), existe a necessidade de uma “coordenação interministerial” na busca por uma maior eficiência energética. Ele apresentou, na reunião, programas de âmbito nacional que auxiliam o fortalecimento do setor, apontando para o fato de que a integração entre eles propiciaria maior racionalidade aos recursos investidos no processo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of