GOVERNO INDIANO APROVA CONSTRUÇÃO DE SEIS NOVOS PARQUES SOLARES
Os investimentos indianos na expansão da sua fonte solar não param. O ministério de Energia Nova e Renovável (MNRE, na sigla em inglês) aprovou um novo lote de mais seis usinas fotovoltaicas, a serem somadas às 27 já aprovadas no final do ano passado. A potência instalada acumulada desses projetos chega a 19,9 GW.
Os novos projetos colocam a Índia muito próxima de atingir sua meta de um parque solar com capacidade de 20 GW ainda esse ano. O país está criando facilidades para a expansão do setor, como incentivos fiscais nos terrenos e impostos, fazendo o custo da energia gerada nesses empreendimentos ficar atrativo.
“Aqueles que são apoiados por fundos estrangeiros estão vencendo todos os lances, o que basicamente significa que eles estão tendo acesso ao financiamento mais barato. Estes são fundos de longo prazo, com menor taxa de juros do que os bancos domésticos oferecem e isso o que está reduzindo o custo das plantas. Usinas solares são essencialmente um jogo financeiro e não técnico”, afirmou Amit Kumar, sócio da PricewaterhouseCoopers India.
O executivo problematizou o futuro da fonte na Índia, já que, após a conclusão dos planos traçados pelo governo, serão suspensos os apoios dados, forçando as empresas interessadas a gastar mais dinheiro e buscar as melhores opções no mercado.
Deixe seu comentário