GOVERNO IRÁ FACILITAR LICENCIAMENTOS PARA NOVOS EMPREENDIMENTOS ELÉTRICOS
A geração eólica é o tema central da Brazil Windpower 2015, maior evento do segmento na América Latina, que se encerra nesta quinta-feira (3). Entre as autoridades que passaram pela conferência esteve o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), que reafirmou a decisão do governo de desburocratizar licenciamentos para novos empreendimentos do setor elétrico.
“Queremos onstituir um fast track para os licenciamentos, para que eles possam ser aprimorados e o Brasil tenha efetivamente eficiência em seus licenciamentos, e assim nós possamos mitigar o risco regulatório no nosso sistema”, afirmou o ministro, durante sua apresentação.
O resultado do último leilão de linhas de transmissão também fez parte da fala de Braga, que admitiu resultados abaixo do esperado. “Estamos estudando para entender o que houve. O chamado risco regulatório pode ser um dos motivos que afastaram o investidor de apostar nas linhas de transmissão”, ponderou. O leilão solar, no entanto, foi comemorado, com deságio médio de 13,53%.
Como o evento era sobre geração eólica, Braga não fugiu do tema e afirmou que a fonte já é vitoriosa. O ministro ainda disse que as eólicas correspondem a 5% da matriz brasileira e a meta é que em 2023 este percentual chegue a 11%, crescentando que de 2015 a 2018 a capacidade instalada das eólicas chegará a 14 mil MW, mais que o dobro verificado no período entre 2004 e 2015.
Deixe seu comentário