GOVERNO LANÇA PROGRAMA AVANÇAR E PROMETE GRANDES OBRAS PARA OS SETORES ELÉTRICO E PETRÓLEO&GÁS
O governo federal lançou o Programa Avançar, uma espécie de releitura do PAC, prometendo iniciar obras e reiniciar as obras paradas. O Ministro Moreira Franco prometeu que toda obra terá dia para começar e dia para terminar. Quem viver verá se ele falou mentira ou falou a verdade esta tarde (9) em Brasília. De qualquer forma, mesmo sob imensa desconfiança, ele prometeu. Na área de Petróleo e Gás, está previsto a construção de 7 plataformas e 4 navios e 1 gasoduto, totalizando mais de 170 bilhões de reais, sendo R$ 45 bilhões até 2018. Entre os projetos de energia elétrica, estão 28 empreendimentos de transmissão e 58 usinas para produção de energia, todos 100% renováveis. E nenhuma usina nuclear. Entre os empreendimentos, estão 26 usinas eólicas, 29 usinas fotovoltaicas, e 3 usinas hidrelétricas, que totalizam 25 bilhões de reais, sendo R$ 13 bilhões até o final de 2018. Também está previsto o projeto de universalização do Luz para Todos, que contempla 50 mil ligações e vai beneficiar mais de 200 mil pessoas até 2018. Os investimentos energéticos, relacionados ao Avançar terão investimentos do Orçamento Geral da União (OGU) e serão executados diretamente pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e por distribuidoras de energia.
Mais um programa de governo que espero que de certo, pois acreditar em políticos esta bem difícil. Já vi em minha vida profissional várias promessas nesta área e a maioria deu com os “burros n’água”. Programas como Progredir, desenvolvimento de novos estaleiros (Rio Grande, São Roque, etc…) hoje estão abandonados e os estaleiros fechados. Rio Grande esta vendendo 44.000 toneladas de aço que não vão mais fazer plataformas (já iniciadas).
Moreira Franco é altamente suspeito até para gastar cinquenta centavos com balas e também não acredito que esse deva ser o “estimulo” do governo ao mercado. Parece que o único jeito do mercados citados funcionarem é fazendo serviços para ele. Deveriam propor reformas tributários e regulamentadoras com o objetivo de diminuir custos para as empresas aqui.
Quem anuncia o programa é Moreira Franco, o cara que está ministro para fugir da justiça. É mais um programa fadado ao fracasso.