faixa - nao remover

GOVERNO LANÇA PROGRAMA PARA INCENTIVAR SETOR DE BIOCOMBUSTÍVEIS

mme-lancamento-renovabioO governo federal lançou um novo programa para incentivar o avanço do setor de biocombustíveis no Brasil, chamado RenovaBio, por meio de novas iniciativas ainda a serem detalhadas. A ideia ainda carece de definições mais claras, para não ficar somente no âmbito de promessas vazias, mas animou o segmento por dar mais visibilidade a esta indústria.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, fez um evento na sede da pasta para receber os representantes do setor e se colocou à disposição para tratar dos temas que forem importantes para a indústria, com um diálogo maior do que acontecia no governo anterior.

“O que mais ouvíamos no começo da gestão era sobre a falta de interlocução com altas pessoas da administração pública para que a gente pudesse discutir políticas de como incentivar o setor. O que nós precisamos é de uma integração melhor entre Governo Federal e as mais diversas entidades”, afirmou.

De acordo com o ministério, o RenovaBio vai buscar sua atuação baseado em quatro eixos estratégicos: discutir o papel dos biocombustíveis na matriz energética; desenvolvimento baseado nas sustentabilidades ambiental, econômica e financeira; regras de comercialização e atento aos novos biocombustíveis.

A uma primeira leitura, essas metas podem ser muita coisa, como podem não ser nada, mas ao menos é uma sinalização de que o governo pretende dar mais espaço a este segmento. Além disso, a promessa foi de que essas premissas e objetivos serão, a partir de agora, discutidas entre o governo e o setor produtivo para construção conjunta de propostas a serem formalizadas em 2017. As propostas serão colocadas em consulta pública, após o amplo debate, para serem formalizadas ou consolidadas.

Depois da cerimônia, os representantes do setor foram recebidos pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, para que ele conhecesse os pleitos das empresas e produtores de cana e insumos para etanol e biodiesel. Ao final da reunião, foi apresentada pelos empreendedores uma carta de apoio à proposta RenovaBio e ao governo.

Na carta, os representantes do setor afirmam que a manutenção de postos de trabalho no País e a preservação do meio ambiente são contribuições que podem ser prestadas pela indústria sucroenergética. Os empresários também reforçam no documento que o setor careceu de interlocução com a administração federal nas gestões anteriores, o que levou à perda de uma grande oportunidade de desenvolvimento nacional com graves consequências para o País.

Após a reunião, representantes do setor apresentaram a Temer o protótipo de um veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC). O carro, produzido pela fábrica japonesa Nissan, utiliza o bioetanol para fazer uma reação química e abastecer uma bateria, que fornece energia elétrica para movimentar o veículo, com autonomia estimada pela fabricante em 600 km.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of