GOVERNO PRETENDE CRIAR SPE COM A INICIATIVA PRIVADA PARA CONCLUSÃO DE ANGRA 3
O governo está desenhando o novo modelo de negócios para a retomada das obras da usina nuclear Angra 3 e prevê enviar a proposta ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em junho. A ideia é criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre a Eletronuclear e a iniciativa privada, que entraria como investidora.
A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (foto), ao jornal O Globo, em que estimou em cerca de R$ 9 bilhões os gastos com a usina até agora, prevendo gastar um valor similar para a conclusão do empreendimento, num horizonte de até cinco anos.
No modelo proposto, a Eletronuclear ficaria responsável pela operação da usina, mantendo o monopólio estatal conforme prevê a Constituição, mas o investimento ficaria sob a gestão de empresas privadas. Com isso, a expectativa é que as obras possam ser retomadas no fim deste ano ou no início do ano que vem.
“O nosso governo não tem tempo suficiente para endereçar a questão da expansão da energia nuclear no Brasil. Mas queremos deixar a solução encaminhada”, afirmou o ministro ao jornal.
Deixe seu comentário