GOVERNO QUER AMPLIAR USO DO GÁS NATURAL NO BRASIL
O Ministério de Minas e Energia (MME) apontou, em reunião realizada nesta semana, que deverá manter como foco de governo a ampliação do consumo de gás natural no país. No encontro, o ministro Eduardo Braga (foto) enfatizou a necessidade de expandir a produção do combustível, para que então possa ocorrer uma ampliação da participação termelétrica na matriz energética brasileira.
O planejamento para a realização dos leilões da 13ª Rodada foi abordado na reunião. De acordo com o secretário de Petróleo e Gás do MME, Marco Antônio Martins Almeida, uma das prioridades do país nessa rodada será a exploração de gás natural. Ele indicou que os 266 blocos, mais as 11 áreas ofertadas, têm grande potencial de exploração por companhias de pequeno e médio porte.
O ministro Braga reafirmou a importância da energia termelétrica para o país. “O gás natural é mais amigável do ponto de vista ambiental que outras fontes térmicas”, apontou ele. O Secretário de Energia de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, também deu destaque ao uso do combustível em seu estado. “São Paulo decidiu incluir definitivamente o gás em sua matriz energética”, afirmou Meirelles. Segundo ele, é importante que o Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE) discuta regras que facilitem a distribuição do Gás Natural Liquefeito (GNL) e também reavalie os preços do gás, considerados elevados pelos governos estaduais.
Deixe seu comentário