Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

GOVERNO QUER CONVERSA ENTRE LULA E TRUMP SÓ FINAL DO MÊS MESMO COM EMPRESAS ATINGIDAS PELO TARIFAÇO EM DIFICULDADES

Para onde Lula olhar durante a negociação com Trump verá: American First

Para onde Lula olhar durante a negociação com Trump verá: American First

O Brasil está fazendo um esforço para adiar as negociações com os Estados Unidos, em função da falta de coragem do Presidente Lula conversar olho no olho com o Presidente Trump. Constrangido pelas bravatas desafiadoras,  Lula tem pouco a oferecer aos Estados Unidos e muito para perder na negociação. Do ponto de vista da balança comercial, o Brasil ocupa a apenas posição 44º na lista dos países que comercializam com os Estados Unidos, mas os americanos são o segundo  mercado do Brasil; Lula está alinhado com ditaduras sanguinárias: Cuba, Venezuela, Nicarágua, China, Irã e seus satélites terroristas Hamas, Hezbolah e Houthis. E Lula ainda é “Persona non grata” do maior aliado dos americanos no mundo: Israel. E isto não é handicap favorável.

Além disso, o Histórico de Lula é um telhado de vidro. A ligação de seus governos com escândalos que abalaram e ainda abalam o país, como o Mensalão, o Petrolão e, agora, o Aposentão, não coloca o

Defensor de grupos terroristas, Lula vai pedir perdão para Alexandre de Moraes

Defensor de grupos terroristas, Lula vai pedir perdão para Alexandre de Moraes

presidente brasileiro em uma zona em que  ser humilhado pele presidente Trump é muito fácil.  Levar para a mesa de negociação um perdão para o Ministro Alexandre de Moraes, por exemplo,  acusado de ser um violador dos direitos humanos, com inúmeras comprovações, só enfraquece a negociação. Trump não vai ceder,  ainda mais agora com as revelações  do ex-homem de confiança de Moraes,  Eduardo Tagliaferro. Acusações que o próprio Supremo Tribunal Federal finge que não está acontecendo, finge que não existe, assim como a chamada grande mídia tradicional brasileira. Tagliaferro, que fufiu para a Itália, está sendo perseguido por Moraes, acusado até, acredite, de “Atentado violento contra o Estado de Direito.” Tagliaferro tem documento que provam o que diz com Moraes e caso aconteça alguma coisa grave contra ele, deixou outras denuncias guardadas para ser entregue por alguém. Mas, até agora, para o STF e a mídia, ele é um fantasma e o que  denuncia parece que não é gravíssimo. O Pedido de perdão para o juiz brasileiro, nem será ouvido por Trump. Em 30 de julho, Trump usou motivos políticos para aumentar a punição econômica para o Brasil. E o que temos a oferecer? As mesmas terras raras prometidas aos chineses? Não parece uma barganha.

Celso Amorim, o inspirador das políticas internacionais apoia Cuba, Irã e recusa os Estados Unidos

Celso Amorim, o inspirador das políticas internacionais apoia Cuba, Irã e recusa os Estados Unidos

A diplomacia brasileira sabe de tudo isso e sabe da posição brasileira enfraquecida nesta negociação. Por isso, busca subterfúgios. Adia, retarda, exige, frente a frente, não. Só pelo telefone. Chega ao absurdo de propor um encontro na Malásia. O governo brasileiro vê a cúpula  da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean),  uma reunião, acredite, que só ocorrerá no final deste mês, no dia 26, como a grande alternativa para o encontro entre os dois presidentes.  Nem Lula e o  governo não estão nem aí para a solução do problema dos empresários, que estão perdendo dinheiro, mercado, cortando empregos. A cada dia, o mercado americano vai encontrando novas soluções e todo trabalho de venda, de convencimento das empresas brasileiras prejudicadas precisa ser refeito.

Não há ninguém no governo preocupado com as empresas brasileiras verdadeiramente. É um fato e os fatos são teimosos. A

Nascido em família Cubana que fugiu do horror de Fidel Castro, Marco Rúbio joga duro contra ditadutas no mundo

Nascido em família Cubana que fugiu do horror de Fidel Castro, Marco Rúbio joga duro contra ditadutas no mundo

preocupação é não deixar Lula mais fraco do que já está. O Brasil é quem deveria ter pressa. Mas vai adiando, vai empurrando. Lula,  ainda esta semana, disse em público que tem um trunfo especial: vai levar Janja para conversar com Trump. E a plateia ri.

Para quem tem pressa, a conversa e a postura do governo deveria ser outra. Procuramos o Instituto do Aço, de Alumínio, as siderúrgicas e a Confederação Nacional da Indústria, a ABIQUIM, os que foram mais prejudicados, e ainda aguardamos um posicionamento deles. De todos, a CNI pareceu mais interessada e com pressa em resolver os problemas, mandando cerca de cem empresários para Washington na busca de uma interlocução. E receberam a mensagem curta e clara: “ a solução está no Brasil.” E a confederação também não encontrou o que procura por aqui também. Talvez na Malásia, dia 26, se os empresários aguentarem de pé.  Lula deve se preparar muito bem para esta conversa. E lembrar que o lema da campanha de Trump foi American First. Ainda é e sempre será.  Quem ainda se anima que um monólogo em inglês de 39 segundos seja mesmo uma “química”  entre a relação entre dois líderes, se apostar alto, vai perder muito.  Se a química fosse sentida como verdadeira mesmo, haveria pressa para o encontro dos dois.

Em resposta a nossa solicitação, a ABIQUIM  Associação Brasileira das Indústrias Químicas – disse que não se pronuncia em questões dessa natureza.”

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
welber Félix
welber Félix
30 dias atrás

O governo americano taxou o brasil pra arrecadar dinheiro. Assim como taxou uma porrada de países. O problema dos EUA é que o Brasil não tem agora um presidente com um cabresto.

Everthon Fábio
Everthon Fábio
30 dias atrás

Quem escreve essas matérias? Devia noticiar e não se posicionar politicamente. Esse site está se perdendo, tornou-se um site com posicionamento político e com conteúdo muito fraco. Lá em cima onde tem a logomarca do canal, coloque uma foto do bolsonaro.