faixa - nao remover

GOVERNO QUER INCLUIR NOVE HIDRELÉTRICAS NOS LEILÕES DESTE ANO

 tapajosO governo federal pretende incluir nove usinas hidrelétricas nos leilões de energia deste ano. Os projetos somam pouco mais de 8,5 mil MW de capacidade instalada. No entanto, é possível que algumas fiquem de fora devido à necessidade de licença ambiental prévia.

Das novas hidrelétricas, apenas a de Itaocara (145 MW), no Rio de Janeiro, já possui licença ambiental. A usina foi devolvida à Aneel pela Light e pela Cemig porque a licença foi emitida apenas dez anos depois do início da concessão. Com isso, o período para a arrecadação de receita com a hidrelétrica foi reduzido bruscamente.

O projeto que tem concentrado o maior esforço do governo é o da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará. A configuração atual do empreendimento prevê capacidade instalada de 7,61 mil MW, o que o coloca entre as maiores usinas do país. Devido a seu porte, a ideia é fazer um leilão específico para essa usina. As outras devem ser incluídas em um mesmo leilão, do tipo A-5, que negocia contratos com início de fornecimento dentro de cinco anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of