GOVERNO QUER INCLUIR NOVE HIDRELÉTRICAS NOS LEILÕES DESTE ANO
O governo federal pretende incluir nove usinas hidrelétricas nos leilões de energia deste ano. Os projetos somam pouco mais de 8,5 mil MW de capacidade instalada. No entanto, é possível que algumas fiquem de fora devido à necessidade de licença ambiental prévia.
Das novas hidrelétricas, apenas a de Itaocara (145 MW), no Rio de Janeiro, já possui licença ambiental. A usina foi devolvida à Aneel pela Light e pela Cemig porque a licença foi emitida apenas dez anos depois do início da concessão. Com isso, o período para a arrecadação de receita com a hidrelétrica foi reduzido bruscamente.
O projeto que tem concentrado o maior esforço do governo é o da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará. A configuração atual do empreendimento prevê capacidade instalada de 7,61 mil MW, o que o coloca entre as maiores usinas do país. Devido a seu porte, a ideia é fazer um leilão específico para essa usina. As outras devem ser incluídas em um mesmo leilão, do tipo A-5, que negocia contratos com início de fornecimento dentro de cinco anos.
Deixe seu comentário