faixa - nao remover

GOVERNO SE REUNIRÁ PARA DISCUTIR ENTRADA DO BRASIL NA OPEP, MAS GUEDES DEMONSTRA RESISTÊNCIA COM PRÁTICAS DE CARTEL

DSC_0040Depois do convite informal feito pela Arábia Saudita para que o Brasil entre na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o governo deve se reunir na próxima semana para analisar melhor o tema. Foi o que revelou hoje (1º) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após o evento de assinatura da renegociação do contrato da Cessão Onerosa. Apesar do assunto ainda não ter sido debatido, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mostrou uma certa resistência ao fato do Brasil ingressar em cartéis.

Guedes ressaltou a sua orientação econômica, que é justamente de remover cartéis, integrar uma economia globalizada e permitir a prosperidade de todos os povos, em detrimento à “exploração de alguns por cartéis de outros, promover desorganizações sociais em outros países com choques de petróleo, coisas desse tipo”. O ministro ainda emendou dizendo que estas práticas não fazem parte do “cardápio” do Brasil.

“O nosso espírito não é esse. Mas existem os fatos. O fato é que somos realmente um dos maiores produtores de petróleo do mundo, então sentar para conversar é sempre importante. Somos o décimo hoje, seremos o quinto. Sendo o quinto, é quase inevitável esse convite”, completou.

Por sua vez, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o presidente Bolsonaro irá conversar com o Ministro Paulo Guedes e com o MME para saber da oportunidade e do interesse do Brasil de integrar a OPEP. “Ainda não tive a oportunidade de conversar com o presidente depois que ele chegou. Vamos ter uma reunião na próxima semana e nessa oportunidade ele vai nos dizer aquilo que recebeu de proposta na Arábia Saudita. Isso será analisado pelos ministérios de Minas e Energia e da Economia”, declarou Albuquerque.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of