GOVERNO SUÍÇO INVESTIGA UTILIZAÇÃO DE CONTAS NO PAÍS PARA PAGAMENTO DE PROPINAS PELA ODEBRECHT
As investigações contra a Odebrecht não estão restritas apenas ao Brasil ou América do Sul, como noticiado na última terça-feira (21). O governo suíço anunciou que está ampliando as investigações de corrupção na Petrobrás e a maior empreiteira do país será investigada por utilizar contas no país para pagamento de propinas.
“Subsidiárias da Odebrecht são suspeitas de usar contas suíças para fazer pagamentos de propina a ex-executivos da Petrobras, que também mantinham contas bancárias na Suíça”, dizia um comunicado da procuradoria-geral da República da Suíça.
Uma das transações a que se refere o governo suíço está o pagamento de propina para o ex-diretor da área Internacional da Petrobrás Nertor Cerveró, em 2008. A transação era feita através do doleiro suíço Bernardo Freiburghaus e tinha como destino a conta da Forbal Investment, offshore de Cerveró sediada no Uruguai e constituída em abril de 2008, no paraíso fiscal de Belize.
Além de Brasil e Suíça, a Odebrecht está sendo investigada também no Peru, Equador e Panamá. Estão sendo auditados diversos contratos firmados nos países pela companhia. As investigações começaram após a prisão de Marcelo Odebrecht, na 14ª fase da Operação Lava Jato, em junho.
Deixe seu comentário