faixa - nao remover

GOVERNO VAI ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DE TERMELÉTRICAS NOS LEILÕES

mauricio-tolmasquimO Ministério de Minas e Energia (MME) mudou as regras para os leilões de geração deste ano. Com o objetivo de aumentar a garantia de oferta e a segurança do sistema elétrico nacional, o governo pretende estimular a participação de termelétricas a gás natural nos próximos leilões de energia. Para isso, o teto permitido do custo variável unitário (CVU) foi elevado de R$ 110 para R$ 150 MWh.

De acordo com o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim (foto), o estímulo à participação de térmicas nos leilões está de acordo com o pensamento do governo de diversificar as fontes de energia do país e evitar a construção de novas hidrelétricas com reservatórios de grande porte. Segundo Tolmasquim, as térmicas fazem parte do sistema e vão operar com maior frequência.

Tolmasquim também reforçou o discurso de que não há risco de desabastecimento no sistema elétrico e ainda afirmou que o governo não planeja, até o momento, acionar a termelétrica de Uruguaiana (600 MW), da AES, na fronteira com a Argentina, que foi ligada em caráter de urgência no último verão para conter a queda do nível dos reservatórios hídricos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of