GRAÇA FOSTER ASSUME SEGUNDA-FEIRA A PRESIDÊNCIA DA PETROBRÁS
Neste momento, o Conselho de Administração da Petrobrás está reunido em São Paulo para eleger Graça Foster como a nova presidente da Petrobrás, sucedendo José Sérgio Gabrielli. Graça Foster possui 32 anos de carreira na estatal (iniciando a carreira como estagiária, em 1978) e será a primeira mulher a tomar o cargo da presidência. Conhecida pela eficiência técnica e por ser dura no trato profissional, Graça terá o desafio de cumprir o ambicioso plano de negócios da empresa, que prevê um investimento bilionário até 2015.
Quando anunciado para a presidência, o nome de Foster foi acompanhado de alta das ações da Petrobrás, que indicou aprovação do mercado. A executiva vinha exercendo o papel de diretora de Gás e Energia da Petrobras desde 2007, quando virou o resultado da divisão levando o prejuízo de 1,4 bilhão de reais daquele ano a um lucro de 2,6 bilhões de janeiro a setembro de 2011.
Além disso, Graça Foster é próxima da presidente Dilma Rousseff, que a nomeou sucessivamente para a presidência da Petroquisa e da BR Distribuidora, ainda como ministra-chefe da Casa Civil, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. É possível que a proximidade das duas ajude na resolução de algumas pendências da empresa como o controle de preços de combustíveis e o índice de conteúdo nacional obrigatório nas compras da Petrobrás. Gabrielli, que deixará o cargo hoje, liderou a estatal durante 6 anos consecutivos e planeja assumir uma secretaria no governo de Jaques Wagner .
Deixe seu comentário