GRAÇA FOSTER E GABRIELLI ESTÃO NA LISTA DE RÉUS EM AÇÃO COLETIVA CONTRA A PETROBRÁS NOS EUA
Os ex-presidentes da Petrobrás Graça Foster e Sergio Gabrielli estão na lista de réus de uma ação coletiva aberta contra a companhia nos Estados Unidos. A PricewaterhouseCoopers, empresa contratada pela estatal para auditar seus balanços, também é acusada na ação entregue pela firma de advocacia Pomerantz à Corte do distrito sul de Nova York.
A ação coletiva é liderada pelo Universities Superannuation Scheme (USS), maior fundo de pensão da Grã-Bretanha. Além da Petrobrás, suas subsidiárias internacionais Petrobras International Finance Company (PifCo) e a Petrobras Global Finance (PGF), além de diversos executivos são acusados de promoverem um “esquema multibilionário de corrupção e lavagem de dinheiro, que durou vários anos e foi escondido dos seus investidores”.
A ação, se bem sucedida, beneficiaria todos investidores que tenham adquirido ações da companhia, incluindo títulos de renda fixa emitidos no exterior, entre 22 de janeiro de 2010 e 18 de março de 2015.
Os nomes da presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega também são citados no processo, mas somente na condição de pessoas de interesse para o processo.
Que diferença né?.. lá eles acusam e julgam os verdadeiros culpados, aqui se escondem, culpa o lado mais fraco, a população está ansiosa para ver os deputados envolvidos na cadeia, o que na verdade é pouco provável que acontecerá.
CPI da PETROBRAS – DEPOIMENTO DE GRAÇA FOSTER: A ex-presidente da PETROBRAS, Graça Foster mente descaradamente de forma reiterada aos parlamentares ao informar que nada sabia da roubalheira que se instalou na Petrobras a partir de 2003, inclusive no seu mandato. Em 2012, já como engenheiro aposentado da Petrobras, denunciei a roubalheira e solicitei esclarecimentos diretamente a Graça Foster acerca da negociata na aquisição da Refinaria de Pasadena, que, prontamente foi por ela negado, conforme disposto nos link’s relacionados a seguir. Inconformado com o comportamento da Graça Foster em não reconhecer a denuncia e negar informação, recorri ao Jorge Hage… Read more »