faixa - nao remover

PETROBRÁS E LLX NEGOCIAM UTILIZAÇÃO DO PORTO DO AÇU

A Petrobrás está negociando com a LLX – empresa de logística do grupo EBX – como será a sua utilização do Porto do Açu, em construção em São João da Barra (RJ). Nesta terça (9), tanto Graça Foster, presidente da Petrobrás, quanto Marcus Berto, presidente da LLX, confirmaram as negociações entre as empresas. Num primeiro momento, é provável que a petroleira use o porto sobretudo como base de apoio offshore para suas plataformas. Posteriormente, o local poderá ser utilizado até mesmo para estocagem de petróleo. As empresas vêm debatendo questões de natureza técnica há cerca de três meses.

Segundo Marcus Berto, o estabelecimento da Petrobrás no Açu seria uma vantagem estratégica tanto para ambas as empresas, e que diferentes atividades no porto, incluindo petróleo e minério – a instalação de uma siderúrgica da Ternium é possível –  evidenciam as diversas âncoras do empreendimento. Ainda de acordo com Berto, o trecho em que se concentram os prestadores de serviços para Óleo&Gás iniciará suas operações ainda em 2013. Com isso, as empresas National OIl Varco (NOV), Technip e Intermoor vão começar a operar no local.

Já segundo Graça Foster, as negociações com a LLX têm apenas o caráter de negócios, e não teriam nada a ver com uma ajuda ao Grupo EBX por parte do governo. De acordo com ela, o intuito da Petrobrás é achar soluções logísticas para baratear a movimentação de petróleo. Assim, a petroleira poderia optar por instalações de terceiros, conforme a contrapartida econômica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of