GRAÇA FOSTER PROMETE CONTINUIDADE E CUMPRIMENTO DE PRAZOS NAS OBRAS DA PETROBRÁS
Tomou posse na tarde desta segunda-feira a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. A engenheira substitui no cargo José Sergio Gabrielli, que recebeu convite do governador da Bahia, Jacques Wagner, para participar do governo do estado. Em seu discurso de posse, Graça Foster, como é conhecida, lembrou de sua história na estatal, onde começou como estagiária no centro de pesquisa em 1978. “Há mais de 30 anos andamos juntos, crachá e eu. Aqui, todos os dias, registro mais um capítulo de minha história. Uma história que já conta com mais de 10 mil capítulos”.A nova presidente da estatal afirmou que sua gestão à frente da empresa será de “continuidade”, e que se sente preparada para assumir o desafio do cargo. Um desafio maior que o somatório de todos os desafios que enfrentei até chegar ao dia de hoje. Sinto-me preparada”, afirmou.
Durante o discurso de posse, o momento em que Graça Foster foi mais aplaudida foi quando destacou que é “a primeira mulher do mundo a comandar uma empresa de petróleo deste porte”. Em seguida, Graça destacou que vai seguir a risca o plano de negócios da estatal e as metas previstas. “Sempre com foco na disciplina de capital, no cumprimento das metas e prazos, sem descuidar dos aspectos de segurança e ambiental”, enfatizou a nova presidente da Petrobras
Um time de peso da política e do empresariado nacional prestigiou a posse de Maria das Graças Foster na presidência da Petrobras, que terminou há pouco, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A própria presidente da República, Dilma Rousseff, fez questão de prestigiar a amiga, com quem trabalhou na época em que comandou o Ministério de Minas e Energia. Entre os governadores presentes estão o carioca Sérgio Cabral (PMDB), Eduardo Campos (PSB-PE), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Renato Casagrande (PSB-ES), Cid Gomes (PSB-CE) e Marcelo Déda (PT-SE). Outro presente é o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Do lado do empresariado, o principal destaque é Eike Batista, presidente do Grupo EBX e controlador da OGX, uma das principais petroleiras brasileiras de capital privado.
O diretor-geral do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de janeiro, Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras, não crê em mudanças substanciais na gestão de Graça Foster. “É o mesmo governo.” Mas disse acreditar que Foster será mais “exigente” na hora de cobrar resultados. Rosa só externou preocupação com a área de produção e exploração, cujo diretor, Guilherme Estrella, está se aposentando. “Ele teve um papel importante no uso da indústria nacional.”
O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Mauricio Tolmasquin, comemorou a posse da nova presidente da Petrobras. “Trabalhei com Graça [Foster]. É uma excelente gestora, de uma capacidade técnica enorme. Cada coisa que ela trata, ela estuda a fundo”, disse.
O representante dos armadores brasileiros também elogiou a mudança no comando da maior estatal do país. “Acredito muito na Graça Foster. Foi com ela que reiniciamos, junto com a presidente Dilma Roussef, a construção naval brasileira”, disse o presidente do Sindicato da Indústria Naval, Ariosvaldo Rocha, que também participou da solenidade de posse. Ele se lembrou da primeira reunião que teve com as duas, em fevereiro de 2003. “Foi com elas que nós provamos que era técnicamente viável construir navios no Brasil”.
O empresário Paulo Fernandes, presidente da Liderroll, que acaba de ganhar o mais importante prêmio internacional ASME na categoria Construção de Dutos, defendeu o trabalho de Graça Foster à frente da diretoria de Gás e acha que ela “tem muito à contribuir”: Graça Foster é uma pessoa muito séria, exigente e justa. Para quem quer trabalhar sério, não pode ter sido melhor indicação. “
Deixe seu comentário