faixa - nao remover

GREENPEACE ENVIA NAVIO PARA ESTUDAR CORAIS DA FOZ DO AMAZONAS E PEDE SUSPENSÃO DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA REGIÃO

Navio Esperanza Greenpeace Foz do AmazonasO Greenpeace está se engajando em uma nova bandeira contra a indústria de petróleo e agora o foco é a Foz do Amazonas, no Norte do Brasil, onde foi descoberto um recife de corais de 9,5 mil quilômetros quadrados em abril de 2016.

A ONG envia nesta semana uma navio, de nome Esperanza, o maior de sua frota, para uma campanha de registro das primeiras imagens dos corais, esponjas e rodolitos que vivem na região, contando inclusive com um submarino especial para a tarefa. A embarcação sairá do porto de Santana, no Amapá, em direção à foz do Rio Amazonas na terça (24).

A região foi incluída na 11ª rodada de licitações da ANP, em 2013, e teve diversos blocos leiloados, para empresas como BP, Total, OGX, Queiroz Galvão, Petrobrás e BHP Billiton, mas o Greenpeace concentra suas críticas na francesa Total e na britânica BP, que pretendem iniciar suas campanhas exploratórias no local entre este ano e o próximo.

“Queremos defender os corais da Amazônia e toda a região da foz do Amazonas da ganância corporativa, que coloca o lucro na frente do meio ambiente”, afirmou em nota o representante da Campanha de Energia do Greenpeace no Brasil, Thiago Almeida.

Apesar da crítica de Almeida, as áreas foram ofertadas pelo próprio Estado brasileiro, a partir de um leilão promovido pela agência reguladora nacional. As empresas que participaram da disputa pagaram R$ 346,5 milhões pelas concessões e agora seguem com o planejamento traçado desde então, que prevê mais centenas de milhões em investimentos. Tudo no risco, já que é uma área nunca explorada antes e sem confirmações de reservas petrolíferas.

Ainda assim, as empresas petroleiras dependem de licenças ambientais, a serem emitidas pelo Ibama, e as novas avaliações do ecossistema local podem gerar mudanças nesse planejamento. As companhias defendem que as atividades exploratórias se darão a longas distâncias do recife de corais, em grandes profundidades, mas ainda necessitam do aval do órgão ambiental para poderem seguir adiante com os planos.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AlexandraFábio Silva Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fábio Silva
Visitante
Fábio Silva

É muita falta do que fazer, pq esses ecochatos não vão pedir o fim da exploração de petróleo dos países ricos…

Alexandra
Visitante
Alexandra

Vivemos eras em que tudo está sendo monetizado e monetizado novamente. Estamos em um declínio ambiental gigantesco e se não fossem projetos como o Green Peace não duraríamos nem mesmo este século. Algumas pessoas merecem morrer mesmo, levando em consideração o comentário a baixo. Tomara que o Greeanpeace consiga interferir nessa barbárie que querem fazer aqui no Brasil. Afinal de contas, sabemos que com essa exploração todos ganham, MENOS O POVO BRASILEIRO, que por sua ganância merece ser feito de IDIOTA por esses políticos corruptos!