GREENPEACE PROTESTA CONTRA TOTAL POR EXPLORAÇÃO DA BACIA DO FOZ DO AMAZONAS
Os membros do Greenpeace fizeram um protesto nesta quinta-feira (28), em frente ao escritório da Total no Rio de Janeiro, com direito a simulação de vazamento de óleo e banners com palavras de ordem. A manifestação foi contra os planos da companhia francesa em explorar petróleo na bacia do Foz do Amazonas. Uma faixa foi levada por um drone até a altura do 19° andar do prédio, onde fica instalada a empresa, com os dizeres: “Total, o povo disse não; a Ciência disse não; o Ibama disse não. Fique longe dos Corais da Amazônia”. Enquanto isso, um barril de óleo inflável simulou um derramamento na frente do prédio. A mancha foi feita com um banner de 24 x 14 metros com a mensagem: “Total, fique longe dos Corais da Amazônia”.
Como se sabe, os ambientalistas alegam que a exploração no Foz do Amazonas coloca em risco os Corais da Amazônia, um ecossistema único e preservado no norte do Brasil. O Greenpeace não é a única pedra no sapato da Total. O Ibama rejeitou em agosto o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela companhia francesa. Este documento é necessário para a obtenção da licença que autoriza a perfuração na bacia. O órgão ambiental disse que a Total não forneceu informações adequadas sobre o impacto ambiental do projeto. A petrolífera está ainda tentando obter a licença.
As empresas francesas destruíram tudo que era possível na Africa, agora chegou a vez do Brasil. Greenpeace exagera mas não erra. O povo brasileiro tem que parar de ser narcista e hedonista e começar a lutar pleo meio ambiente e pela geração futura deste pais. Não pode continuar somente pensar no presente, como vou comprar um carro, como vou ao shopping, etc. Deve também protestar contra tudo que pode trazer danos ao pais.
Engraçado, enquanto não havia a possibilidade de exploração de petróleo na região, não havia nenhum tipo de movimento contra ou até mesmo de pesquisa ou de defesa da vida marinha daquele local “esquecidos”…..