GREVE DE ESTIVADORES AFETA GRANDE PARTE DOS NAVIOS NO PORTO DE SANTOS
A Assessoria de Imprensa da administração portuária do porto de Santos, um dos maiores do Brasil, anunciou a paralisação de operações de embarque e desembarque em 20 das 29 embarcações atracadas no porto devido a uma greve de estivadores. A paralisação teve início na última terça-feira, e gira em torno de uma discussão sobre o intervalo entre turnos dos estivadores.
No momento, somente a movimentação de produtos líquidos, que é feita por dutos, não foi afetada, já que é completamente automatizada. Já as operações que envolvem transporte de contêineres ou que envolvam trabalho humano, caso da maioria dos navios atracados no porto, estão completamente paralisadas.
Exportações de café e açúcar, principais exportações do Brasil, estão sendo afetados, já que o porto de Santos é o principal canal de escoamento de commodities como estas.
Participam da greve um total de 7 mil trabalhadores portuários e a paralisação ainda não tem data para acabar. Segundo nota no site do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto Organizado de Santos (Ogmo), será aguardada a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) sobre o pedido do Ministério Público (MP) para resolver a situação. O pedido do MP, apesar de resolver o problema do intervalo e contribuir para a saúde do trabalhador, deve pesar no bolso dos estivadores.
Deixe seu comentário