GREVE DE PETROLEIROS ANUNCIADA PARA SEGUNDA-FEIRA ACENDE UMA LUZ AMARELA NOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA EM BRASÍLIA
Aparentemente, a greve dos petroleiros ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciada para segunda-feira (25), não tem a ver com incitação provocada pelo ex-presidente Lula recentemente. Mas acendeu uma luz amarela em Brasília. Lula incitou as pessoas a repetirem no Brasil, o mesmo movimento de violência que está acontecendo em alguns países da América do Sul, como no Chile, Bolívia, Equador e Colômbia. A FUP está acusando a Petrobrás de não cumprir o acordo feito entre as partes. A paralisação, aprovada em 12 das 13 assembleias realizadas nos últimos dias, envolverá importantes unidades produtivas da empresa, entre elas a Bacia de Campos e as maiores refinarias do País, como Replan, em Paulínia (SP), e Reduc, em Duque de Caxias (RJ). O abastecimento, no entanto, afirmam, está garantido.
A estatal, segundo a FUP, não está cumprindo cláusulas relativas à segurança dos trabalhadores e do meio ambiente e também relativas a garantias conquistadas pelos funcionários que ingressaram por meio de concurso público. Sobre a segurança da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, existem duas acusações – a de que a empresa vinculou a premiação de empregados a metas de segurança e a de que o número de tripulantes nas plataformas foi reduzido nos últimos anos a ponto de colocar em risco os que permaneceram trabalhando nas embarcações. A FUP também acusa a empresa está decidindo demissões e transferências das equipes das unidades inseridas no programa de privatização sem conversar com o sindicato.
Por favor autor da reportagem, não seja ridículo! Tendencioso é você! Nossos direitos estão sendo despedaçados e você me vem com politicagem de meia tigela com sua frase?!:
“Lula INCITOU as pessoas a repetirem no Brasil, o mesmo movimento de VIOLÊNCIA que está acontecendo em alguns países da América do Sul, como no Chile, Bolívia, Equador e Colômbia”.