MOBILIZAÇÃO DE PETROLEIROS INICIADA HOJE NÃO AFETARÁ ABASTECIMENTO, DIZ A FUP
Petroleiros de diversos estados iniciaram na madrugada desta segunda-feira (25) uma mobilização em unidades da Petrobrás. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a movimentação será realizada até a próxima sexta-feira (29) e não comprometerá as necessidades essenciais da população, pois não afeta o abastecimento de combustíveis.
Ainda segundo a entidade sindical, estão acontecendo atrasos e cortes na rendição dos turnos em algumas unidades operacionais da estatal. Os trabalhadores estão contestando as privatizações e o fechamento de unidades da Petrobrás, alegando que essas medidas estão impactando diretamente os petroleiros, com planos de demissões e transferências em massa, sem qualquer negociação com a FUP.
“Além de demissões e transferências em massa, a diretoria da Petrobrás incluiu metas de segurança, saúde e meio ambiente (SMS) como critérios para pagamento de bônus e concessão de vantagens. Tais ações, além de ferir cláusulas do acordo, podem atingir diretamente interesses da sociedade, por aumentarem o desemprego e precarizarem as condições de trabalho nas instalações da companhia, aumentando o risco de acidentes”, afirmou o sindicato, em comunicado.
A mobilização está acontecendo nas seguintes unidades: Refinaria Landulpho Alves (Rlam/BA), Refinaria Abreu e Lima (Rnest/PE), Terminal Aquaviário de Suape (PE), Refinaria de Manaus (Reman/AM), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar/PR), Refinaria Alberto Pasqualini (Refap/RS), Araucária Nitrogenados (Fafen/PR), Refinaria Duque de Caxias (Reduc/RJ), Refinaria de Paulínia (Replan/SP), Refinaria de Capuava (Recap/SP), Fábrica de Lubrificantes do Nordeste (Lunor/CE), Temoelétrica Ceará, Terminal de Cabiúnas (Macaé/RJ).
Deixe seu comentário