faixa - nao remover

GRUPO AÇOTUBO INVESTE EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E AUMENTA SUA PRODUTIVIDADE

acotubo sedeO Grupo Açotubo está  investindo no software Syneco, da SKA,  para automatizar o fluxo de produção das máquinas em três unidades da empresa. A solução promove não só uma otimização na área produtiva como também reduziu as demissões por corte de custos, segundo diz um comunicado da empresa. O software está proporcionando maior eficiência e produtividade nos processos. A solução de monitoramento de produção reduziu o tempo ocioso dos maquinários, permitiu acompanhar os status de funcionamento, os tempos de parada e o período ideal para manutenção. O investimento de R$ 600 mil já promoveu avanço de 105,2%.  Apenas na fase de implantação do sistema já foi possível mais do que dobrar a produtividade nas unidades matriz, inox e soluções, além da filial em Canoas.

Luiz Felipe Silva, Supervisor de Planejamento da Açotubo, explica que a otimização de processos permitiu que a empresa registrasse ganhosacotuvo operacionais significativos evitando corte de custos em outras áreas como a de pessoal. “Além disso os ganhos em eficiência aconteceram em lugares onde novas contratações não atingiram o mesmo resultado. A tecnologia foi implementada para apontar onde estão os fatores de improdutividade e como reduzir os custos a partir do índice chamado OEE, que mede a eficiência dos equipamentos”, disse.

O padrão OEE foi desenvolvido em uma montadora japonesa e se tornou referência global,  considerando três pilares de medição: disponibilidade, performance e qualidade, tendo como parâmetro 85% de eficiência produtiva. No período de implantação do sistema,  a empresa identificou um aumento no número de peças produzidas de 9,5 mil peças por mês para 19,5 mil peças mensais. O investimento pode chegar a R$1 milhão para a extensão da melhoria para todas as unidades. A Açotubo tem ao todo 7 unidades, com cerca de 900 funcionários.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of