GRUPO CESBE AMPLIA A ATUAÇÃO NO SETOR DE ENERGIA E CRIA A EMPRESA GIYA COM FOCO NO MERCADO SOLAR FOTOVOLTAICO | Petronotícias




faixa - nao remover

GRUPO CESBE AMPLIA A ATUAÇÃO NO SETOR DE ENERGIA E CRIA A EMPRESA GIYA COM FOCO NO MERCADO SOLAR FOTOVOLTAICO

Design sem nome - 1Com um histórico de oito décadas no setor de engenharia e energia, o Grupo Cesbe deu um novo passo em busca de novas oportunidades. Recentemente, a Cesbe anunciou a criação da Giya, uma empresa dedicada a projetar, construir e operar usinas de energia fotovoltaica. Em entrevista ao Petronotícias, o Diretor de Energia do Grupo Cesbe, Rodrigo Kimura, explicou que a criação da Giya faz parte de uma estratégia de diversificação de investimentos, com foco no crescimento promissor da energia solar, que tem registrado taxas de expansão superiores a 100% ao ano. “Esse setor em expansão oferece um potencial significativo para desenvolvimento e inovação, refletindo nosso compromisso em sermos referência nacional em soluções de geração distribuída de energia fotovoltaica, e liderar com responsabilidade a transformação da matriz energética para fontes de energia renováveis”, afirmou o executivo. “Estamos sempre dedicados em aprimorar tecnologias e processos, além de incorporar inovações tecnológicas que resultem em ganhos para os clientes, seja em produtividade ou custos”, completou.

A Cesbe tem uma longa história no setor de engenharia e energia. O que motivou o Grupo a criar a Giya e focar especificamente em energia solar?

SOLARTA Giya nasceu de uma estratégia de diversificação de investimentos do Grupo Cesbe, aliada à nossa visão de negócios. Paralelamente à consolidação no segmento da Engenharia, nós sempre olhamos para novos mercados e oportunidades, aproveitando o know-how técnico e a experiência de 80 anos do grupo.

Identificamos essa oportunidade promissora em geração distribuída de energia solar a partir de um mercado que apresentou taxa de crescimento superior a 100% ao ano nos últimos cinco anos. Esse setor em expansão oferece um potencial significativo para desenvolvimento e inovação, refletindo nosso compromisso em sermos referência nacional em soluções de geração distribuída de energia fotovoltaica, e liderar com responsabilidade a transformação da matriz energética para fontes de energia renováveis.

Como será a atuação da Giya no mercado fotovoltaico? Quais serão os principais focos da empresa?

Uma característica do modelo de negócio da Giya é que oferecemos oportunidade de diversificação para investidores por meio de soluções completas em geração distribuída de energia solar. Sejam eles empresas ou pessoas físicas, interessados na construção de uma usina de geração distribuída para consumo próprio ou em busca do retorno financeiro por meio da locação dos ativos de geração, os investidores encontram na Giya a solução para esse objetivo.

Nós captamos esses investidores ou eles nos procuram. A partir daí, elaboramos um projeto completo, que vai desde a definição da área onde será implantada a usina até a operação depois de construída. A Giya é uma das poucas empresas capazes de oferecer uma solução que contempla todas as etapas do processo de implementação de uma usina – da prospecção do terreno ideal à operação e manutenção.

Nós temos o compromisso de garantir segurança e credibilidade para os investimentos, com vantagens em relação aos produtos financeiros tradicionais.

Quais são os principais diferenciais que a Giya oferece em relação aos seus concorrentes?

SOLARPrimeiro, o fato de a Giya fazer parte do Grupo CESBE, uma companhia que atua há 80 anos, com mais de 1.100 projetos executados em diferentes segmentos da infraestrutura, incluindo empreendimentos de geração e transmissão de energia, com mais de 10 GW de potência instalada. Há mais de duas décadas, o Grupo investe e opera ativos próprios de energia – incluindo PCHs, linhas de transmissão e UFVs. Nos últimos meses, recebemos mais de 40 GW de projetos. É um grupo sólido, reconhecido pela integridade, expertise técnica robusta e consolidada. Então, a Giya já nasce grande.

Esse background nos permite prestar um serviço de qualidade com velocidade, e respaldado pela experiência e solidez financeira de um grande grupo.

Além disso, a Giya é uma das poucas empresas capazes de atuar em toda a cadeia, entregando a solução completa. Nós desenvolvemos, projetamos, implantamos e operamos as usinas. Desde a prospecção e estudo de viabilidade das áreas onde serão implantadas, passando pelo projeto básico e executivo da construção, até a implantação e operação, criando todos os processos necessários para garantir o funcionamento eficiente e a longevidade das usinas solares, inclusive com consultoria financeira para garantir a melhor performance do empreendimento.

Poderia detalhar um pouco da estrutura inicial da companhia e falar sobre os planos de expansão?

A Giya é formada por um time de especialistas altamente qualificados no segmento de energia, trazendo uma vasta experiência tanto de dentro quanto de fora do Grupo Cesbe. Além dos profissionais que já atuavam nos ativos próprios do segmento de energia do Grupo Cesbe, trouxemos pessoas capacitadas e reconhecidas do mercado, que se juntaram a nós para fortalecer ainda mais nossa posição e capacidade de entrega com velocidade e qualidade. Essa combinação de talentos é o que nos permite ter o objetivo de sermos referência neste mercado.

Dentro dos nossos planos de expansão não temos a pretensão de sermos os maiores ou crescer de forma acelerada nossa carteira de clientes. Para nós, o mais importante é sermos reconhecidos como referência de uma empresa que oferece credibilidade, integridade, segurança e que realiza entregas de alta qualidade, com eficiência e obediência a cronogramas.

Como a empresa planeja conquistar negócios no setor fotovoltaico? Como será o processo de prospecção de clientes e projetos?

solarÉ um processo de networking, em que buscamos investidores qualificados, que priorizem qualidade de entrega, confiabilidade e segurança. Além disso, usaremos as ferramentas necessárias dentro de uma estratégia estruturada de prospecção e de marketing 360.

Quais são as perspectivas da Giya para o mercado fotovoltaico brasileiro?

O Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, com a energia renovável representando cerca de 83% do total. Esse forte enfoque em fontes renováveis é suportado por políticas governamentais que incentivam tanto o investimento doméstico quanto estrangeiro.

Neste contexto, a Giya chega com o objetivo de se tornar referência nacional em soluções de geração distribuída de energia fotovoltaica. Nossa perspectiva é de que esse mercado deve movimentar R$ 100 bilhões no Brasil até 2030 e dobrar de tamanho em 10 anos.

A Giya pretende incorporar novas tecnologias para aumentar a eficiência das usinas fotovoltaicas? Quais inovações a empresa vê como essenciais para o futuro da energia solar?

Sim. Estamos sempre dedicados em aprimorar tecnologias e processos, além de incorporar inovações tecnológicas que resultem em ganhos para os clientes, seja em produtividade ou custos.

Por exemplo, os painéis solares fotovoltaicos estão em inovação contínua, nos materiais e na eficiência, aumentando a capacidade de geração de energia por metro quadrado. Usamos tecnologias de rastreamento solar que permitem que os paineis sigam o movimento do sol, aumentando a captação de energia ao longo do dia. Além disso, sistemas de armazenamento de energia, inversores inteligentes e mesmo a inteligência artificial para análise de dados. Estamos atentos a tudo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of