GRUPO COMERC ENERGIA PREVÊ UM CICLO DE CRESCIMENTO DE SUAS ATIVIDADES PELO MENOS ATÉ O ANO DE 2024
Para trazer sua experiência e opiniões sobre o mercado de energia em amplo crescimento no mundo, e principalmente no Brasil, convidamos o CEO do Grupo Comerc, André Dorf, para ser o entrevistado de hoje (16) do Projeto Perspectivas 2022. O grupo traz em sua história de 20 anos, atuações consistentes e bem direcionadas. É uma empresa moderna e atuante que, por suas ações e preocupações, demonstra uma boa contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de liberdade entre os consumidores brasileiros na escolha de seu fornecedor de energia. Seja por meio de sua atuação no mercado, das parcerias que tem efetivado ao longo do tempo ou do seu empenho para disseminar conhecimento sobre o tema na sociedade.
Uma empresa que nasceu como gestora na comercialização de energia elétrica, após o estabelecimento do mercado livre de energia no Brasil, mas que não se habilita apenas nesse segmento. Hoje, o Grupo Comerc atua na compra e venda de energia, no mercado de gás natural e na eficiência energética, na gestão digitalizada, na sustentabilidade, entre outros setores. André Dorf fala sobre a experiência em 2021 e mostrar o seu olhar para o futuro recheado de otimismo. Vamos às suas opiniões:
– Como foi o ano de 2021 para você e sua empresa?
– Olha, 2021 foi um ano de grandes desafios e conquistas para o Grupo Comerc Energia. Ampliamos nossa atuação no segmento de energia solar com a criação da Sou Vagalume, (geração distribuída), estruturamos a operação da Comerc Futuro, nossa unidade Varejista, e vimos as outras empresas do grupo crescerem e ampliarem seus escopos. No início do ano, o aporte de R$ 200 milhões do Fundo Perfin em nossa operação foi fundamental para nos consolidarmos como uma plataforma completa de serviços relacionados ao mercado de energia no Brasil, oferecendo soluções integradas para nossos mais de 1.500 clientes.
Mais recentemente, o anúncio da aquisição de parte relevante da Companhia pela Vibra (ainda em andamento) permitirá que ambas as empresas ofereçam serviços ainda mais completos a seus clientes e invistam em novas áreas e negócios no segmento de energia renovável.
– O que sugere para o governo fazer e melhorar a nossa economia e dar mais força aos setores de gás e energia?
– Os setores de gás e energia estão passando por um momento de importante desenvolvimento: são evoluções regulatórias, novas tecnologias e apetite por parte de investidores e consumidores. Observamos inúmeras iniciativas do governo, das agências reguladoras e do Congresso no sentido de adequar o arcabouço regulatório aos avanços nos mercados, incluindo o crescimento do mercado livre de gás e energia, a geração de energia distribuída, a discussão sobre a matriz energética com fontes renováveis intermitentes, entre outros temas. Importante destacar a participação e contribuições das associações setoriais e dos agentes nessas discussões.
São setores complexos e os impactos de cada iniciativa devem ser mapeados e dimensionados antes de sua implantação. Percebemos também uma abertura dos órgãos reguladores para o debate com o mercado. E isso é muito importante.
– Quais são as suas perspectivas e de sua empresa para 2022?
– Neste ano, a Comerc Energia completa duas décadas de existência. Desde sua criação, em 2001, acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento do mercado de energia no Brasil. Para os próximos anos, estamos confiantes quanto ao nosso potencial de seguir atuando como protagonistas das transformações no setor. Nosso plano estratégico prevê um primeiro ciclo de crescimento até o começo de 2024, nos levando a uma capacidade de cerca de 2 gigawatts em geração, entre distribuída e centralizada, novas soluções e serviços de energia, além uma ampliação importante de nosso portfólio de clientes.
Deixe seu comentário