GRUPO DE ESTUDO SUGERE QUE O REINO UNIDO CRIE CONDIÇÕES PARA FINANCIAMENTO PRIVADO EM PROJETOS NUCLEARES MODULARES
Um relatório produzido por um grupo consultivo independente inglês, revela que o apoio do governo é necessário para estimular o investimento privado no desenvolvimento de projetos de energia nuclear de pequena escala no Reino Unido. O micro reator nuclear U-Battery da Urenco é um dos projetos de SMR propostos para implantação em toda Inglaterra. O Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido criou um Grupo de Trabalho de Peritos Financeiros (EFWG) em janeiro deste ano como parte das iniciativas de Tecnologias Nucleares Avançadas anunciadas pelo Ministro da Energia Richard Harrington. O objetivo do grupo era assessorar governo sobre o potencial de pequenos projetos de reatores nucleares para aumentar o investimento privado no Reino Unido, o que poderia permitir sua futura implantação comercial. O grupo divulgou suas conclusões e recomendações em um relatório intitulado Estrutura de mercado para o financiamento de pequenas armas nucleares.
A presidente do grupo, Fiona Reilly(foto), disse no prefácio do relatório que “Apesar do aumento da atividade global e interesse em pequenas nucleares, ainda existe uma falha de mercado na obtenção de tecnologias e projetos para entrega comercial e, em particular, na garantia de financiamento suficiente. para projetos do setor privado. Ao desenvolver suas recomendações para uma estrutura de mercado, o EFWG revisou completamente os riscos associados, considerando quem é mais capaz de gerenciar tais riscos, as consequências dos riscos e como as consequências podem ser gerenciadas”.
O relatório observa que pequenos projetos nucleares vão desde projetos de microgeração até 600 reatores MWe. Os custos desses projetos variam de US$ 129 milhões a US$ 2,5 bilhões. Cada projeto terá sua própria estrutura e riscos. No entanto, o grupo disse acreditar que suas recomendações se aplicam a todos os diferentes reatores de pequeno potencial considerados para desenvolvimento até 2030. De acordo com o EFWG, algumas das barreiras para pequenos projetos nucleares que o governo do Reino Unido pode ajudar são relativamente simples, como disponibilizar locais e vagas de Generate Design Assessment (GDA). “Alguns exigem o mesmo apoio que qualquer indústria precisa para levar adiante a inovação. Outros são mais fundamentais em torno da falta de compreensão em torno da energia nuclear e da necessidade de obter os primeiros projetos através da linha para criar o mercado.”
O grupo faz uma série de recomendações sobre como o governo pode ajudar a criar a estrutura de mercado correta para a comercialização de pequenos projetos nucleares e diz que “O governo deve capacitar o pequeno setor nuclear através de uma política clara e de uma estrutura de mercado, ao invés de tecnologias de seleção para baixo e trabalhe com as partes interessadas dos setores de energia, nuclear e financeiro para desenvolver um entendimento comum dos riscos associados a tais projetos. Para as tecnologias capazes de serem lançadas no mercado até 2030, o governo deve concentrar seus recursos em levar projetos de primeiro tipo para o mercado, reduzindo o custo do capital e compartilhando riscos”.
No relatório Isso poderia ser feito através da assistência ao financiamento desses projetos através de um novo fundo de infraestrutura e garantias governamentais e apoio financeiro como Contrato por Diferença, Contrato de Compra de Energia ou potencialmente um modelo Base de Ativos Regulados. O grupo também recomenda que o governo trabalhe com os reguladores nucleares do país para revisar os processos regulatórios para desenvolver e diz que o governo também deve estabelecer uma iniciativa de cadeia de suprimentos de manufatura avançada para antecipar a capacidade existente e nova de fabricação no Reino Unido.
O grupo observa que o financiamento privado não se apresentará para desenvolver pequenos projetos nucleares sem um apoio do governo para ajudar a remover as barreiras ao desenvolvimento: “Seguindo as recomendações estabelecidas, o governo estaria criando um ambiente semelhante aos primeiros dias do desenvolvimento comercial eólico e solar no Reino Unido, criando um mercado em que o pequeno setor nuclear possa se desenvolver e, com o tempo, atrair mais e mais recursos financeiros do setor privado”.
Deixe seu comentário