GRUPO DE PESQUISA DA POLI/USP DESENVOLVERÁ PROJETO PARA VALE
O grupo de pesquisa NAP Mineração, liderado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), fechou uma parceria com a Vale, através da Diretoria de Tecnologia e Inovação, para desenvolver um projeto focado na otimização do processo de gestão e planejamento da operação de lavras da companhia.
O objetivo é desenvolver uma “Mina do Futuro”, com a maior parte dos ativos tangíveis e intangíveis automatizados, tendo como base a sustentabilidade socioeconômica do negócio. O investimento da companhia será de R$ 900 mil, ao longo de quatro anos, e o resultado final será uma ferramenta para a gestão e planejamento automatizados.
O projeto, batizado de MIN_AO2, é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Poli, Giorgio de Tomi (foto), que também é diretor do NAP Mineração. O grupo já havia realizado um projeto com o mesmo foco, otimização de ativos aplicada a minas a céu aberto, contratado por meio de chamada pública entre a Vale e as Fundações de Amparo a Pesquisa dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará.
“Nesta primeira etapa, mapeamos todo o processo das operações e propusemos sugestões de melhorias para o Line-Up, sistema usado pela Vale para organizar as atividades que são reportadas ao pessoal da operação pela área de planejamento”, explicou Tomi.
“Com medidas bem simples, baseadas no mapeamento das operações, já conseguimos aumentar bastante nossa eficiência e controle dos processos de lavra”, afirmou o engenheiro de minas da Vale responsável pelo projeto na companhia ao destacar os bons resultados alcançados pela parceria.
Deixe seu comentário