GRUPO EQUATORIAL FAZ PARCERIA COM O IFC PARA DESENVOLVER A INFRAESTRUTURA DE ENERGIA DO BRASIL
A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, anunciou uma parceria estratégica com o Grupo Equatorial para aprimorar o acesso à energia no Brasil, melhorar a confiabilidade do sistema e reduzir os impactos ambientais em meio à crescente demanda por energia no país. O Brasil enfrenta o desafio de expandir a infraestrutura para atender à demanda e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O Grupo Banco Mundial estima que a redução da lacuna de infraestrutura e a conquista das metas de desenvolvimento de 2022 a 2030 requerem 3,7% do PIB anualmente. O apoio da IFC às empresas privadas de infraestrutura por meio de grandes investimentos é crucial para suprir essa lacuna. O setor de distribuição de eletricidade é fundamental para garantir o acesso à energia a preços acessíveis, a confiabilidade do sistema.
O investimento da IFC consiste em um pacote de empréstimo de até US$ 250 milhões para o Grupo Equatorial, a ser utilizado por uma ou mais de suas subsidiárias. O primeiro empréstimo foi concedido em 28 de março e consiste em um empréstimo verde de até US$ 100 milhões, com recursos próprios da IFC, para a Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S.A. Pelo menos outro empréstimo deverá ser concedido até o final de 2025, para uma subsidiária a ser definida. “Modernizar e fortalecer o sistema de distribuição de energia do Brasil é fundamental para promover o crescimento econômico e permitir o desenvolvimento sustentável”, afirmou Temel Öktem (foto à direita), Gerente Regional de Infraestrutura para América Latina e Caribe da IFC. “A parceria da IFC com o Grupo Equatorial ajudará a aumentar a sustentabilidade do setor energético brasileiro e a melhorar a resiliência do país.”
A Equatorial Alagoas distribui energia elétrica para 1,4 milhão de clientes em 102 cidades do Estado de Alagoas, uma das regiões de menor renda do Brasil, no Nordeste do país. Este investimento melhorará a qualidade do serviço e as operações, o que contribuirá para o aumento da inclusão econômica, já que pelo menos 50% dos beneficiários das melhorias de qualidade associadas ao investimento de capital da empresa são pessoas de baixa renda. O investimento da IFC apoiará os programas do grupo com foco em redução de perdas de energia, melhoria da qualidade do serviço e expansão da capacidade. A empresa financiará modernizações e expansões da rede de distribuição, o que reduzirá as perdas, aumentará a eficiência do sistema e minimizará as interrupções causadas por eventos climáticos severos. Além do investimento, a IFC fornecerá capacitação e ajudará a aprimorar as políticas ambientais, sociais e de governança da Equatorial Alagoas.
Para Leonardo Lucas(foto principal), Vice-Presidente de Finanças, RI e Novos Negócios do Grupo Equatorial, “Esta parceria com a IFC é um passo importante na nossa estratégia de modernização e expansão de nossas operações, garantindo maior eficiência e confiabilidade no fornecimento de energia a milhões de brasileiros. Já tivemos a oportunidade de colaborar com a IFC no passado, por meio de outra empresa do grupo, inclusive no apoio ao programa Luz Para Todos e é um grande prazer tê-los de volta conosco. Esses novos investimentos não só permitirão melhorias técnicas na infraestrutura elétrica, mas também terão um impacto social significativo. Estamos comprometidos em transformar o setor elétrico, alinhando inovação e sustentabilidade para um futuro mais resiliente.”
Deixe seu comentário