faixa - nao remover

MECAN AUMENTA SUA PARTICIPAÇÃO NO SETOR DE ÓLEO&GÁS COM A CHEGADA DO QUICKDECK

O Grupo Orguel, que atua há mais de 40 anos no setor de construções no Brasil, irá aprofundar sua participação em um novo setor para a empresa, o de Óleo e Gás. Já atuante oferecendo serviços de infraestrutura para empresas da área, o grupo apresentou por meio de uma de suas 10 empresas, a Mecan, o QuickDeck, produto que deve aumentar bastante a participação da empresa no mercado. O produto, desenvolvido em Joint Venture com a americana SafWay Services, foi originalmente desenhado para a construção e reparo de pontes e viadutos, mas interessou ao segmento de petróleo por ser leve, resistente e prático. Para explicar mais detalhes sobre o produto e também sobre a Mecan, o repórter André Dutra conversou com Sérgio Fagundes Guerra Lages, presidente do Grupo Orguel.

Qual o grande diferencial do QuickDeck para seus concorrentes?

O QuickDeck na verdade foi desenvolvido para a construção e reparo de pontes e viadutos, mas o mercado de óleo e gás se apresentou como uma ótima opção de mercado para o produto. O QuickDeck é um andaime para projetos offshore que é mais leve, prático e maior do que seus concorrentes, graças à tecnologia de sustentação do mesmo, que é feita através de cabos de aço ultra resistentes que são presos à própria embarcação. Para servir de parâmetro sobre a capacidade de peso do QuickDeck, seria possível colocar um carro em cima do produto sem que houvesse acidente, já que a capacidade do produto é de 360kg por m².

Já existe algum contrato fechado para o fornecimento do QuickDeck para alguma empresa?

O produto foi lançado no Brasil em Julho de 2011. Eu posso informar que há negócios em andamento para o fornecimento do produto. Já existem, inclusive, engenheiros trabalhando num contrato da ordem de mil metros que será fechado em breve.

Como foi recebido o produto em seu lançamento?

Nós esperávamos uma boa recepção, mas para a nossa surpresa a recepção da comunidade empresarial do setor de óleo e gás foi excelente. A apresentação ocorreu na feira Offshore de Macaé em junho, e agora, com seis meses de contato com o produto, as empresas estão manifestando interesses concretos no QuickDeck.

A que se deve este sucesso tão grande do produto?

Acredito que o QuickDeck tenha tanto sucesso por se tratar de um produto inovador. Sua rapidez, facilidade e tamanho são de grandezas inéditas no setor. A garantia de funcionamento dele vem do exemplo dos Estados Unidos, onde o QuickDeck já é usado em plataformas. Posso dizer que este produto se trata do futuro no setor de acesso em plataformas de petróleo, ajudando a reduzir o volume e peso de andaimes.

O QuickDeck irá cumprir a política de conteúdo local?

Com certeza. O único componente do QuickDeck que será obrigatoriamente importado será o aço que compõe seus cabos, pois se trata de um aço especial, produzido apenas na Finlândia e na Noruega. Todos os outros componentes do produtos serão construídos e montados no Brasil, o que dará um índice de cerca de 85% de conteúdo local ao QuickDeck.

A Mecan está ainda iniciando sua participação no setor de óleo e gás. Quais as expectativas para o futuro da empresa neste segmento?

O setor de óleo e gás atualmente representa 8% da receita da empresa. Com o QuickDeck como carro-chefe de nossos produtos, a expectativa é de que em quatro anos o setor represente 25% da nossa receita. Não vamos atuar somente no offshore, mas em toda a cadeia de petróleo, em projetos como unidades de refino e pólos petroquímicos.

4
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
MARCOS RANGEL VERDEGAYpauloluzFlavio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Flavio
Visitante
Flavio

Oleo de gás, existe isto??

“O Grupo Orguel, que atua há mais de 40 anos no setor de construções no Brasil, irá aprofundar sua participação em um novo setor para a empresa, o de “Óleo de Gás.”

MARCOS RANGEL VERDEGAY
Visitante
MARCOS RANGEL VERDEGAY

Desejo sucesso a esta conceituada empresa e para a Baixada Santista,mas especificamente para Itanhaém-SP(nova MACAÉ, paulista),onde há muito espaço, para novos projetos e negócios, e também muito incentivo dos gestores municipais e estaduais. Inclusive existe um projeto, parecido com o que há em Macaé-RJ, o ZEN Zona Especial de Negócios e de Rio das Ostras, está projeto ZEN de Itanhaém, provavelmente será em Suarão, área reservada de 2 milhões de metros quadrados, Itanhaém, conta ainda com um aeroporto, onde está sendo muito utilizado pela PETROBRAS e outras empresas interessadas em investir em Itanhaém. Itanhaém, JÁ É CONSIDERADA A PRÓXIMA, Macaé,… Read more »

MARCOS RANGEL VERDEGAY
Visitante
MARCOS RANGEL VERDEGAY

BAIXADA SANTISTA_ITANHAÉM-SP. Desejo sucesso a esta conceituada empresa e para a Baixada Santista,mas especificamente para Itanhaém-SP(nova MACAÉ, paulista),onde há muito espaço, para novos projetos e negócios, e também muito incentivo dos gestores municipais e estaduais. Inclusive existe um projeto, parecido com o que há em Macaé-RJ, o ZEN Zona Especial de Negócios e de Rio das Ostras, está projeto ZEN de Itanhaém, provavelmente será em Suarão, área reservada de 2 milhões de metros quadrados, Itanhaém, conta ainda com um aeroporto, onde está sendo muito utilizado pela PETROBRAS e outras empresas interessadas em investir em Itanhaém. Itanhaém, JÁ É CONSIDERADA A… Read more »