faixa - nao remover

GRUPO VICEL FORMALIZA JOINT VENTURE PARA FABRICAÇÃO DE DESSALINIZADORES NO BRASIL

O Grupo VICEL, atuante na área de tratamento de efluentes e geração de água para a indústria naval desde 1995, irá formalizar uma joint venture com a Aqua-Chem, fabricante global de unidades dessalinizadoras de água para os setores Naval e de Óleo e Gás. A Aqua-Chem do Brasil, como será chamada, irá atuar na montagem de unidades de dessalinização de água para embarcações. A ação faz parte de um processo de parceria entre as duas empresas, que se encontra em sua fase final. O Grupo VICEL receberá o CEO da Aqua-Chem Inc., Dave Gensterblum, para formalizar a criação da joint venture entre as duas empresas. Para contar a história desta parceria e também de sua história, o repórter André Dutra conversou com Hélio Brasileiro, coordenador de Marketing e Novos Negócios do Grupo Vicel.

Desde quando vem a parceria da Vicel com a Aqua-Chem?

Esta parceria foi fechada em 2009. Desde então estamos trabalhando em um programa de três fases para produzir as unidades de dessalinização no Brasil. A primeira fase foi a implementação de uma linha de montagem das unidades, e a ampliação do escopo da certificação ISO 9000 da empresa. Depois, desde o ano passado, começamos a montar as unidades no Brasil, e agora estamos na terceira fase, que é a qualificação de fornecedores locais para que possamos ter mais componentes da indústria nacional.

Por que foi feita essa joint venture?

O principal motivo desta parceria é atender à política de conteúdo nacional. O trabalho de assistência técnica e comercial que fazíamos antes da joint venture foi ampliado para a montagem e depois para a fabricação. Com o projeto piloto certificado com 54% de conteúdo local pudemos nos adequar a essa regulamentação.

Que tipos de unidades são produzidas pela Aqua-Chem do Brasil?

Existem no mercado dois tipos principais de unidades dessalinizadoras. Os destiladores trabalham com a evaporação de água e condensação do vapor d’agua, o que acaba resultando numa água destilada com baixa concentração de sais minerais. Já as unidades dessalinizadoras por osmose reversa, utilizadas em nosso projeto piloto, trabalham com circulação de água em altas pressões por uma membrana que separa a água dos sais minerais, para a geração de água potável. A Aqua-Chem é uma das poucas empresas no mundo que fabrica os dois tipos de unidades.

Onde são produzidas as unidades?

Já existe uma planta em Macaé que é utilizada, mas vamos procurar aumentar a capacidade de produção para podermos atender às demandas do mercado. Temos planos para duas novas plantas de produção, uma no Rio Grande do Sul e uma no complexo de SUAPE em Pernambuco que estão tomando formato de projetos mais detalhados.

Como a Vicel e a Aqua-Chem receberam a troca na presidência da Petrobrás?

A expectativa continua muito boa, com a aceleração da exploração de petróleo e gás na camada pré-sal, inclusive já na nova gestão nós recebemos a visita de uma representante da Petrobrás em nossa planta de montagem. A joint venture vem sendo incentivada pela Petrobrás, e hoje nós temos uma convicção de que a política de conteúdo local é uma realidade viável e temos tudo para atender a essas exigências.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
MARCOS RANGEL VERDEGAY Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
MARCOS RANGEL VERDEGAY
Visitante
MARCOS RANGEL VERDEGAY

SR. HELIO B… NEW BUSINESS!! ITANHAÉM-SP(BAIXADA SANTISTA),NOVA MACAÉ. Desejo sucesso a esta conceituada empresa e para a Baixada Santista,mas especificamente para Itanhaém-SP(nova MACAÉ, paulista),onde há muito espaço, para novos projetos e negócios, e também muito incentivo dos gestores municipais e estaduais. Inclusive existe um projeto, parecido com o que há em Macaé-RJ, o ZEN Zona Especial de Negócios e de Rio das Ostras, está projeto ZEN de Itanhaém, provavelmente será em Suarão, área reservada de 2 milhões de metros quadrados, Itanhaém, conta ainda com um aeroporto, onde está sendo muito utilizado pela PETROBRAS e outras empresas interessadas em investir em… Read more »