GRUPOS AMBIENTAIS PEDEM QUE 14ª RODADA SEJA SUSPENSA | Petronotícias




faixa - nao remover

GRUPOS AMBIENTAIS PEDEM QUE 14ª RODADA SEJA SUSPENSA

plataforma solGrupos ambientalistas anunciaram que vão tentar impedir a realização da 14ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A 350.org Brasil, a Associação Arayara de Educação e Cultura e a Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida anunciaram que protocolaram denúncia no Ministério Público Federal (MPF) em 13 estados brasileiros pedindo a suspensão do certame, previsto para acontecer na próxima quarta (27).

Elaboramos um amplo parecer técnico fundamentado em estudos e pesquisas que comprovam os riscos de contaminação ambiental, das reservas de água de superfície e subterrâneas e explicitamos a necessidade urgente de proteção à biodiversidade e da própria vida”, afirmou a diretora da 350.org Brasil e América Latina, Nicole Figueiredo de Oliveira.

Na denúncia, as entidades afirmam que diversos estados estão prestes a ter seu subsolo concedidos para extração de petróleo e gás não convencional. ” A omissão do edital da rodada em explicitar quais as tecnologias são permitidas expõe milhões de brasileiros aos riscos e impactos causados pelo fraturamento hidráulico, ou fracking, tecnologia usada para a exploração do folhelho pirobetuminoso da rocha de xisto (shale gas)”, afirmou em nota o movimento Não Fracking Brasil.

Procurada por nossa reportagem, a ANP enviou uma curta nota afirmando que a ’14a. Rodada está mantida para o dia 27 de setembro”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of